Câmpus Caçador integra Conselho Municipal de Inovação

CÂMPUS CAÇADOR Data de Publicação: 17 mar 2022 10:33 Data de Atualização: 14 abr 2022 09:56

O Câmpus Caçador integra, desde o dia 28 de fevereiro, o Conselho Municipal de Inovação do município, quando ocorreu, por videoconferência, a formalização e eleição de presidente, vice-presidentes e secretários da entidade. O Conselho, que tem a função consultiva, visa fiscalizar e aconselhar ações da associação que será gestora do Centro de Inovação Inova Contestado, além de auxiliar no processo de inovação do ecossistema.

Segundo a diretora do Câmpus Caçador, Danielle Regina Ullrich, que foi eleita 2ª secretária da entidade, a importância de participar do Conselho está no fato do IFSC passar a ter conhecimento de todas as ações que estarão relacionadas com o Centro de Inovação do município. “Somos uma instituição que trabalha tecnologias, ciência e inovação. Por isso, é importante o IFSC estar inserido, fazer parcerias....... ali temos vários atores, e o IFSC está no meio deles”, afirma Danielle.

O Centro de Inovação está sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento Econômico. Danielle explica que o Conselho será a entidade para fazer a gestão do Centro de Inovação. “O IFSC já tem várias parcerias com o Centro de Inovação. A ideia é que a gente acompanhe as atividades, fiscalize, oriente, enfim, seja de fato um Conselho consultor”, afirma. Ela destaca ainda que a gestão municipal tem dado ênfase para a questão da inovação e do empreendedorismo, com a finalidade de ajudar os empreendedores locais.

A expectativa é de que a transferência de gestão para uma associação garantirá ao Centro de Inovação autonomia e maior sustentabilidade econômico-financeira, pois aumentará a potencialidade de captação de recursos, principalmente os fomentados por editais, visto que muitos desses editais não direcionam recursos ao poder público.

Composição

O Conselho Municipal de Inovação é formado por representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Sirley Ceccatto; Associação das Micro e Pequenas Empresas de Caçador (Ampe), Cristiane Castanha; Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Danielle Regina Ullrich; Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp), Ivanete Schneider Hahn; Associação Empresarial de Caçador (Acic), Junithi Ueda; Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais (BPW), Suzana Dondoni; Câmara de Vereadores, Jean Carlo Ribeiro e Associação dos Inventores, Onofre Berton.

CÂMPUS CAÇADOR INSTITUCIONAL