Serviços de Tecnologia

O IFSC oferece diversos serviços de tecnologia para facilitar a vida do estudante. Veja quais são:

E-mail

Todo aluno do IFSC tem direito a uma conta com domínio @aluno.ifsc.edu.br, que funciona na plataforma do Gmail. Para acessar a conta, acesse o endereço webmail.aluno.ifsc.edu.br, com os mesmos dados de acesso ao Sigaa.

Caso ainda não tenha se cadastrado no Sigaa, clique aqui para efetuar o primeiro cadastro. Se tiver algum problema de acesso em função da senha ou cadastro, há opções para quem esqueceu a senha logo na tela de login do Sigaa. Se tiver dúvidas, leia o tutorial do sistema.

Após o cadastro no Sigaa, o e-mail é ativado em no máximo uma hora. É necessário aguardar o sincronismo do banco de usuários do IFSC com o Gmail,que é executado a cada hora cheia (Ex.: 0h, 1h [...] 22h, 23h).

Google for Education

Por meio do endereço de e-mail @aluno.ifsc.edu.br, estudantes do IFSC têm acesso gratuito a serviços do Google for Education. São contas com espaço limitado recentemente em 1GB, para e-mails e arquivos em todos os serviços Google Apps, como Gmail, Gdrive, Google Photos, entre outros.

Para acessar o serviço, o aluno deve entrar no endereço webmail.aluno.ifsc.edu.br, com os mesmos dados de acesso ao Sigaa. Se tiver algum problema de acesso em função da senha ou usuário, há opções para quem esqueceu a senha logo na tela de login do Sigaa.

Após a troca de senha no Sigaa, a senha de acesso ao e-mail é atualizada em no máximo uma hora cheia (Ex.: 1h, 2h [...] 13h, 14h).

Meu IFSC

Aplicativo destinado aos estudantes de todos os cursos do IFSC. O app permite aos alunos verificarem suas notas e horários de aula, além de informações sobre oportunidades do IFSC para a comunidade acadêmica. O aplicativo conta ainda com links úteis que permitem redirecionamento ao Sigaa e à IFSCTV.

Faça o download do aplicativo clicando aqui

Wi-fi (Rede Sem Fio)

O IFSC disponibiliza serviço de Wi-Fi gratuito em todos os seus câmpus e na Reitoria, com a opção de Rede 5GHz (IFSC-ALUNOS-Turbo), que oferece melhor performance e estabilidade.

Para conectar, basta acessar a rede IFSC-InstrucoesDeAcesso no seu celular ou o site redesemfio.ifsc.edu.br, e verificar o passo-a-passo de configuração para cada dispositivo.

Federação CAFe

A Comunidade Acadêmica Federada (CAFe) é um serviço que reúne instituições de ensino e pesquisa brasileiras ou estrangeiras, através da integração de suas bases de usuários, e é mantida pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

Tem como objetivo permitir que usuários das instituições participantes possam acessar serviços a partir das suas credenciais (usuário e senha), como por exemplo um Aluno do IFSC utilizar a Rede Wi-Fi "eduroam" na UFSC.

Por meio da CAFe, alunos e servidores do IFSC podem acessar os serviços com o login e senha, como Portal de Periódicos da Capes e outros portais de conteúdos científicos, serviços de vídeo, entre outros.

Toda a lista de serviços disponíveis pode ser acessada no site da RNP CAFe.

Certificado digital para assinatura eletrônica de documentos

A assinatura eletrônica permite identificar a autoria de responsáveis por documentos e têm por objetivo garantir a autenticidade, integridade e validade jurídica de documentos eletrônicos e das aplicações que utilizem certificados digitais, além da realização de transações eletrônicas seguras no âmbito da instituição e fora dela.

Servidores e estudantes da Reitoria e dos câmpus Florianópolis e São Miguel do Oeste, além de diretores de câmpus e sistêmicos e chefes de departamento podem participar do projeto-piloto de implantação do serviço de assinatura eletrônica com certificado ICPEdu no IFSC. A iniciativa é feita em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que hospeda temporariamente o ambiente para realização das assinaturas, e permite assinar digitalmente documentos com validade jurídica prevista em lei.

Veja o tutorial para emissão do certificado digital e assinatura de documentos clicando aqui
Acesse o sistema de assinatura digital
Verifique a autenticidade de uma assinatura emitida pelo IFSC

Office 365 Educação

Utilizando a conta de email @aluno.ifsc.edu.br através de um autocadastro no site Office 365 Education, os alunos podem utilizar o Office 365 Educação, que  permite utilizar as versões on-line do Word, Excel, PowerPoint, Microsoft Teams e OneDrive 1 TB de armazenamento online gratuito. Veja aqui as ferramentas disponíveis no Office 365 Educação.

Aplicações adicionais como Power Apps, Power BI e outros, que estão inclusas gratuitamente no licenciamento Microsoft A1 do IFSC, podem ter sua licença adicionada automaticamente mediante o primeiro acesso ao serviço Microsoft Teams. Caso isto não ocorra automaticamente, pode-se abrir chamado enviando e-mail para suporte.ti@ifsc.edu.br (utilizando conta institucional), para que os administrador da plataforma façam a inclusão da licença manualmente.

AWS Educate

O Amazon Web Services (AWS) Educate é uma iniciativa global da Amazon que disponibiliza a alunos e professores os recursos necessários para acelerar o aprendizado relacionado à nuvem. Veja aqui os serviços oferecidos a partir do registro com a conta @aluno.ifsc.edu.br.

AutoDesk

Desde que utilizado para fins de ensino e pesquisa - sem ser para uso comercial-, alunos podem fazer download dos seguintes softwares da AUtoDesk: Fusion 360, Revit, 3DS Max, Inventor Professional, Autocad e Maya. Para isso, utilize seu e-mail @aluno.ifsc.edu.br. Veja aqui como proceder.