Pular para o conteúdo

Notícias

Fórum de Reitores das Instituições Públicas de SC retoma atividades

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 03 fev 2023 12:55 Data de Atualização: 17 fev 2023 22:22

Os reitores das universidades Federal de Santa Catarina (UFSC), do Estado de Santa Catarina (Udesc), Federal da Fronteira Sul (UFFS) e dos institutos federais Catarinense (IFC) e de Santa Catarina (IFSC) reuniram-se na tarde desta quinta-feira (2) para retomar os trabalhos do Fórum de Reitores de Instituições Públicas de Educação Superior de Santa Catarina.

O Fórum iniciou as atividades em 2013, quando os então dirigentes máximos encaminharam ações relacionadas a pautas e problemáticas comuns das instituições de ensino sediadas em Santa Catarina. Porém, os trabalhos foram paralisados há cerca de cinco anos. A proposta é tornar o Forum de Reitores uma iniciativa permanente, que vá além das atuais gestões das instituições. 

A retomada dos trabalhos foi iniciativa do reitor da UFSC, Irineu Manoel de Souza, e da vice-reitora, Joana Célia dos Passos. “É importante que as instituições tenham uma atuação integrada em defesa da universidade pública”, ressaltou Irineu. “Quanto mais nós estreitarmos as relações, ficará mais fácil enfrentar os nossos desafios, que são enormes e diários”, disse.

“Nós potencializamos o desenvolvimento das regiões onde estamos inseridos. E isso pode ser ampliado se discutirmos conjuntamente questões estratégicas”, acrescentou a vice-reitora Joana. Ela salientou também a importância de se olhar para a atuação das instituições considerando o território catarinense como um todo.

O reitor do IFSC, Maurício Gariba Júnior, enfatizou a pertinência da articulação entre as instituições, em especial após os ataques difamatórios sofridos pelas universidades e institutos federais nos últimos anos. “Precisamos defender as instituições e a educação como bem público”.

O reitor da UFFS, Marcelo Recktenvald, frisou que as instituições têm as suas especificidades dentro do ecossistema de educação, tecnologia e inovação e hoje enfrentam desafios que não estavam postos poucos anos atrás, tal como o preenchimento de vagas. Ele defendeu a busca de interlocução com outras instituições da área de educação do Estado.

Dilmar Baretta, reitor da Udesc, sugeriu que haja articulação entre as instituições com vistas à participação em editais de fomento à pesquisa e inovação e propôs a elaboração de uma agenda conjunta de conversas com integrantes do governo estadual e da Fapesc. Ele também propôs que as instituições compartilhassem os seus planos estratégicos. “Podemos colaborar mutuamente em questões de expansão e autonomia”.

A reitora do IFC, Sônia Regina de Souza Fernandes, ressaltou a importância de investir os recursos públicos em instituições públicas e destacou a capilaridade alcançada pelos institutos e universidades de Santa Catarina. Ela também propôs envolver nos debates do Forum as pró-reitorias de Ensino, para avaliar o impacto da oferta de cursos semelhantes numa mesma região do Estado.

Entre as pautas que deverão ser discutidas conjuntamente entre as cinco instituições estão sistemas de ingresso, permanência estudantil, gestão de pessoas, oferta de cursos e disciplinas, colaboração técnica, mobilidade e busca de emendas parlamentares, entre outros. O Fórum será coordenado pelo reitor da UFSC, Irineu Manoel de Souza, com a reitora do IFC, Sônia Regina Fernandes, como vice-coordenadora. A ideia é que os encontros presenciais sejam semestrais, com reuniões on-line quando necessário.

 

INSTITUCIONAL

Nó: liferay-ce-prod01

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.