Estudante vencedor de competição participa de visita a instalações da Huawei em São Paulo

CÂMPUS SÃO JOSÉ Data de Publicação: 29 out 2021 09:06 Data de Atualização: 29 out 2021 17:47

O estudante Marcelo Bittencourt do Nascimento Filho, do curso de Engenharia de Telecomunicações, e o professor Mário de Noronha Neto, ambos do Câmpus São José, participaram nos dias 25 e 26 de outubro de uma visita a instalações da empresa chinesa Huawei em São Paulo, como resultado da participação de Marcelo no programa Seeds for the Future, do qual três alunos do IFSC fizeram parte.

Na segunda-feira, dia 25, eles conheceram o centro de distribuição da Huawei em Sorocaba, no interior de São Paulo. O local tem robôs e veículos autoguiados (AGVs) que gerenciam os materiais armazenados via conexão 5G. Já na terça, dia 26, a visita foi ao centro tecnológico da empresa na capital paulista, por meio do qual a Huawei pretende trabalhar com áreas como agronegócio, mineração e indústria. Em ambos os locais, assistiram a palestras e apresentações feitas por profissionais brasileiros e chineses da empresa.

Para Marcelo, a participação no programa ajudou-o a tornar-se um profissional mais motivado e qualificado. “Conhecer novas tecnologias e soluções que irão resolver a dor de diversas áreas da sociedade foi de extrema importância para abrir meus caminhos de estudo e trabalho”, comenta. Ele, que está na décima e última fase do curso de graduação, acredita que estar com pessoas de diversos lugares do país e do mundo foi um dos pontos altos da viagem. "Dialogar sobre os mais variados assuntos envolvendo tecnologia e sociedade foi uma das experiências mais incríveis que presenciei durante o período de graduação”, completa.

A escolha de Marcelo para participar das visitas em São Paulo ocorreu pelo fato de ele ter sido integrante da equipe vencedora de uma competição dentro do Seeds for the Future, chamada Tech4Good, da qual participaram  estudantes de institutos e universidades federais de todo o país. O objetivo era desenvolver um projeto que atendesse um problema social. O foco da equipe de Marcelo foi solucionar a falta de abastecimento de cisternas no sertão cearense.

“Através de tecnologias bem escolhidas e uma apresentação precisa conseguimos levar o primeiro lugar nessa etapa”, comemora. Agora, ele está na expectativa de poder participar de uma nova etapa da competição, ainda não definida.

Já Noronha é um dos coordenadores no IFSC da Huawei ICT Academy, um programa da empresa que visa oferecer capacitações gratuitas para alunos e professores de instituições credenciadas. O credenciamento do IFSC foi feito no início deste ano por professores do Câmpus São José.

SNCT

Marcelo falou sobre a experiência de participar do Seeds for the Future e sobre as visitas em uma das palestras da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) do Câmpus São José, que pode ser acessada aqui. “Foi incrível, todos os alunos que tiverem a oportunidade devem se inscrever e participar, tenho certeza de que não se arrependerão de nada”, recomenda.

Na mesma palestra, houve uma apresentação sobre o Huawei ICT Academy, que pode ser conferida aqui, e também sobre o programa Seeds for the Future, que pode ser acessada aqui, feitas por Luiz Puppin, da empresa FiberX.

CÂMPUS SÃO JOSÉ INSTITUCIONAL