Inaugurado laboratório de cozinha regional

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS-CONTINENTE Data de Publicação: 22 out 2021 15:06 Data de Atualização: 29 out 2021 16:06

O Câmpus Florianópolis-Continente inaugurou ontem (dia 21 de outubro) mais um laboratório de cozinha para as aulas práticas dos cursos da área de alimentos e bebidas. Representantes de servidores técnicos e docentes participaram do ato simbólico - restrito para evitar aglomerações.

Mais espaçoso e com equipamentos de ponta, o laboratório conta com layout diferenciado que simula uma cozinha de produção. Além do local de preparo dos alimentos, também há um salão em que funcionará o restaurante 2, com capacidade para 50 pessoas sentadas.

Por conta da pandemia, por enquanto o salão não receberá convidados para saborear os preparos, mas o objetivo é que seja utilizado nas ambientações e eventos do câmpus com um diferencial em relação aos outros espaços: uma parede de vidro separa os cozinheiros do público, permitindo maior interação. O local também fica a poucos metros do centro de eventos do câmpus.

A inauguração ocorreu na semana em que retornaram as aulas práticas, depois de um ano e meio de atividades não-presenciais. "É muito emocionante estar nesse espaço e rever os alunos pessoalmente depois de tanto tempo afastados", declarou o professor Caio Monti. A aluna Débora Dresch resumiu o sentimento de todos: "Esperamos por esse momento com muita ansiedade."

Investimentos

A comunidade acadêmica aguardava desde 2017 o uso do espaço. Segundo a diretora do câmpus, Jane Parisenti, a compra dos equipamentos e mobiliários foi possível agora por conta do remanejamento de recursos não gastos durante a pandemia. "Como gastamos menos com água, luz e insumos para as aulas, conseguimos economizar esses recursos e usá-los para investimento. Foram muitos servidores trabalhando, fazendo contas, para chegar a esse resultado."

Segundo ela, apesar do local ser chamado de "laboratório de cozinha regional", ele foi pensado para ser multidisciplinar e garantir também a ampliação da oferta de cursos. "O laboratório de confeitaria, por exemplo, já não dava mais conta da demanda."

Tanto que coube à turma do Técnico em Confeitaria a aula inaugural, com a professora Alice Novaes Southgate, que ministrou aula sobre massas líquidas, como de panquecas e crepes.

Uma aula muito esperada

A turma que estreou os fogões ingressou no IFSC no começo de 2020. Teve poucas aulas presenciais e logo começou a pandemia. A frustração tomou conta de alunos como Alessandra Machado, que tentava pela quarta vez ingressar no curso de confeitaria. "Era meu sonho e foi um choque muito grande não ter aulas práticas."

Ela conta que a notícia de que finalmente poderia voltar ao câmpus e fazer as aulas que faltavam para concluir o curso a encheu de ansiedade: "O uniforme estava desde semana passada pronto, só esperando. Chegar aqui e ver esse laboratório novinho, lindo, é fantástico!"

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS-CONTINENTE INSTITUCIONAL