IFSC adquire terreno ao lado do Câmpus Chapecó

CÂMPUS CHAPECÓ Data de Publicação: 30 dez 2020 16:43 Data de Atualização: 22 out 2021 11:27

O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) conseguiu atender a uma importante demanda da comunidade interna e externa ao Câmpus Chapecó: comprou parte do terreno vizinho à atual estrutura, no bairro Seminário, em Chapecó. A ampliação da estrutura física do Câmpus Chapecó é uma demanda que tem crescido especialmente nos últimos cinco anos. Foi tema inclusive de reunião de trabalho na Câmara de Vereadores da cidade, em agosto de 2019. Isso porque a unidade do IFSC foi inaugurada em 2006 para atender, inicialmente, a dois cursos técnicos e hoje atende a seis técnicos, especializações e qualificação profissional rápida.

“Resolvemos um problema histórico de falta de espaço no Câmpus Chapecó. Agora é possível a ampliação da estrutura física. Com isso, podemos qualificar os cursos existentes e criar novos cursos, atendendo as demandas da região”, ressalta a diretora-geral Sandra Antonini Agne. A Comissão de Infraestrutura, a direção, o Colegiado e a comunidade acadêmica como um todo terão papel fundamental de planejamento nos próximos meses. Entre as demandas para edificações no espaço estão um ginásio ou quadra esportiva, auditório, mais salas de aula e laboratórios.

“Desde que assumimos a gestão pro tempore temos atuado em diálogo com as direções de Câmpus para planejar e executar as demandas estratégicas. A aquisição do terreno vizinho ao Câmpus abre novas possibilidades para Chapecó e região. Já estamos em tratativas com parlamentares da região para garantir as edificações a partir de 2021”, ressalta o reitor pro tempore André Dala Possa.

A negociação envolveu a direção do Câmpus Chapecó, por meio da diretora-geral Sandra Agne; também a Reitoria do IFSC, com participação do reitor pro tempore André Dala Possa; e ainda os Departamentos de Administração de Chapecó e da Reitoria, especialmente setores de Compras; além da Procuradoria Geral Federal (PGF) e da Prefeitura Municipal de Chapecó.

Ao todo, foram adquiridos 4 mil metros quadrados exatamente ao lado de onde o câmpus está instalado, totalizando uma negociação de R$ 3,5 milhões com a Construtora Oliveira - proprietária da área de terra. O valor da compra do terreno foi estipulado com base em avaliações imobiliárias e de peritos de engenharia, que utilizaram como base o Plano Diretor de Chapecó (SC), comparações com outros terrenos no mesmo bairro e ainda construções próximas (supermercados, universidades, residências, aeroporto), entre outros.

As avaliações apontaram o valor do metro quadrado médio entre R$ 945,00 e R$ 1.195,85. Por fim, a negociação entre as partes fechou com o valor de R$ 875,00 o metro quadrado, totalizando R$ 3,5 milhões. A compra foi publicada no Diário Oficial da União e o processo com toda a documentação está público e disponível no Sipac sob o nº 23292.044065.2020-81.

Conheça mais

Antes mesmo da inauguração, em agosto de 2006, o Câmpus Chapecó já ofertava dois cursos técnicos, de Mecânica e Eletroeletrônica, através de local cedido pela Sociedade Educacional do Oeste de Santa Catarina (Socioeste).

Atualmente, 14 anos depois, o IFSC oferta seis cursos regulares gratuitos na cidade: técnicos em Mecânica, Eletroeletrônica e Segurança do Trabalho (para formados no Ensino Médio); técnico em Eletromecânica (Proeja); técnico em Informática (Integrado ao Ensino Médio); e o curso de graduação em Engenharia de Controle e Automação. Ainda, o câmpus oferta duas especializações e cursos de qualificação profissional rápida. Conheça mais sobre os cursos no Guia de Cursos do IFSC.

Até o final de 2020, mais de 1,2 mil estudantes foram diplomados e em torno de 5 mil receberam certificações. Destaca-se também a geração de empregos direta e indiretamente, pois na unidade de Chapecó atuam 65 docentes, 47 técnicos administrativos e 15 trabalhadores terceirizados.

CÂMPUS CHAPECÓ INSTITUCIONAL