Engenharia Mecânica do Câmpus Xanxerê recebe nota máxima do MEC

CÂMPUS XANXERÊ Data de Publicação: 20 dez 2019 17:26 Data de Atualização: 06 out 2020 15:26

O curso de Engenharia Mecânica do Câmpus Xanxerê do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) recebeu o conceito máximo (nota 5) na avaliação do Ministério da Educação (MEC). A análise dos avaliadores foi realizada nos dias 16 e 17 de dezembro e divulgada nesta sexta-feira (20).

"É um importante reconhecimento pelo nosso trabalho, dos técnicos-administrativos e docentes, e pelo esforço dos alunos. Esta nota também traz ainda mais responsabilidade", afirma o coordenador do curso, Samuel Scheleski.

Dois avaliadores do MEC estiveram durante dois dias no Câmpus Xanxerê e fizeram uma média entre três principais quesitos: a organização didático-pedagógica, o corpo docente e a infraestrutura.

Mesmo sendo quesitos separados, os avaliadores analisaram diversos pontos convergentes. Por exemplo: ao observar a estrutura física, olharam também para o quadro técnico-administrativo necessário para a manutenção da estrutura. Ao observar o corpo docente, observaram desde a formação, como a experiência e as publicações dos professores nos últimos três anos, ainda olharam para a sala dos professores, para o espaço para atendimento de alunos e a tecnologia disponível, entre outros.

"Um dos pontos fortes do feedback dos avaliadores foi a participação dos alunos. Nossos estudantes dão valor e participam muito além da sala de aula, pois estão por dentro do que ocorre no câmpus, dos espaços participativos que eles podem participar, como os colegiados, e do que esses espaços representam e fazem por eles", frisa o coordenador.

Outros ponto levado em consideração na hora da avaliação é a melhoria contínua do curso. "Eles analisam a demanda para a a criação do curso, o Plano Pedagógico do Curso (PPC), mas também a atualização do documento", exemplifica Samuel.

O curso passou pela primeira avaliação desde sua criação. A primeira turma se forma no final de 2020.

CÂMPUS XANXERÊ ESTUDE NO IFSC INSTITUCIONAL