Abrace sua vida: psicóloga trabalha com diferentes públicos sobre suicídio

ENSINO Data de Publicação: 25 set 2019 09:24 Data de Atualização: 06 out 2020 12:21
Abrace sua vida: psicóloga trabalha com diferentes públicos sobre suicídio

Os câmpus Chapecó, São Carlos e São Lourenço do Oeste do IFSC vão receber, de 02 a 05 de outubro, o evento “Abrace sua Vida”, para trabalhar com diversos públicos sobre a prevenção ao suicídio. A programação é diversificada em cada câmpus, variando o público-alvo que poderá participar em cada unidade do IFSC.

A palestrante será a psicóloga Ana Paula de Oliveira Bastos Cardoso, que está se especializando em neuropsicologia clínica e terapia cognitivo comportamental. As palestras são divididas em três módulos (confira abaixo qual módulo estará disponível no seu câmpus), sendo que cada um deles é focado para um público diferente.

O primeiro deles é focado para o trabalho com crianças e adolescentes no ambiente escolar com cunho preventivo ao suicídio, bullying e automutilação, visando promoção à saúde mental e educação emocional destinada aos alunos.

O segundo módulo trata-se de um workshop para equipe pedagógica no ambiente escolar e tem como principal objetivo orientar os professores na conduta frente à percepção dos alunos em potencial de estarem se auto-mutilando ou apresentando ideações suicidas e instrumentalizá-los no manejo com esses alunos.

Por último, a palestra do módulo três é focada para pais/responsáveis, com o intuito de leva-los ao entendimento e despertá-los à percepção do sofrimento e anseios que as crianças e adolescentes sentem e como estes pais podem acolher, atender e auxiliar seus filhos, assegurando assim um ambiente familiar mais seguro e saudável.

Programação em Chapecó:

- 02/10 (quarta-feira), às 19h, no auditório da Unoesc: conversa com alunos dos cursos técnicos noturnos;

- 03/10 (quinta-feira), às 8h30, na sala F53 do câmpus: workshop para professores e equipe pedagógica;

- 03/10 (quinta-feira), às 13h30, no auditório da Unoesc: alunos do Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio e Engenharia de Controle e Automação;

- 05/10 (sábado), às 14h, no auditório da prefeitura de Chapecó: palestra para os pais dos alunos.

Programação em São Carlos:

- 04/10 (sexta-feira), às 10h: palestra para os servidores do IFSC, no auditório do câmpus.

- 04/10 (sexta-feira), às 14h: palestra para os alunos do IFSC, no auditório do câmpus.

Programação em São Lourenço do Oeste:

- 04/10 (sexta-feira), às 19h30, no auditório da Escola Rui Barbosa: workshop para professores e equipe pedagógica do IFSC e da rede pública de São Lourenço do Oeste.

ENSINO CÂMPUS CHAPECÓ CÂMPUS SÃO CARLOS CÂMPUS SÃO LOURENÇO DO OESTE EVENTOS INSTITUCIONAL