IFSC entrega novo bloco de laboratórios à comunidade de Tubarão

CÂMPUS TUBARÃO Data de Publicação: 28 jun 2019 15:47 Data de Atualização: 31 out 2022 10:43

Um novo bloco com 590 metros quadrados e oito ambientes já está disponível para estudantes e comunidade no Câmpus Tubarão. O prédio foi inaugurado oficialmente nesta quinta-feira (27), em um evento que contou com a presença de autoridades e entidades parceiras do IFSC na região.

O bloco B conta com uma sala multiuso, que pode ser usada como auditório para cerca de cem pessoas, uma sala para a TI do Câmpus e seis laboratórios: Automação e Indústria 4.0, Eletrônica, Controle e Robótica, Processos de Fabricação, Instalações Elétricas e Acionamentos Elétricos. Os espaços serão utilizados por todas as áreas do Câmpus Tubarão.

A obra foi iniciada em fevereiro de 2018 e foi concluída em pouco mais de um ano. O investimento de aproximadamente R$ 2,5 milhões, viabilizada através de emenda parlamentar do então deputado federal Jorge Boeira e recursos do IFSC. No bloco A, que fica às margens da BR 101, continuarão funcionando as áreas administrativas, biblioteca, laboratórios de informática e salas de aula.

“Vamos poder dobrar ano que vem o número de alunos para estudar aqui. É este o nosso papel. Temos que dar educação de qualidade, pública e gratuita para todos, como é o IFSC em todo o Estado. Receber este bloco nos oportuniza isso”, destacou a diretora-geral do Câmpus Tubarão, Consuelo Sielski.

Atualmente, o IFSC oferece em Tubarão quatro cursos técnicos (Eletrotécnica, Desenvolvimento de Sistemas, Logística e Administração) e um curso de graduação (Análise e Desenvolvimento de Sistemas), além de cursos de pós-graduação e qualificação profissional. O novo espaço vai permitir a ampliação do número de vagas e também a oferta de novos cursos.

Solenidade

A solenidade de inauguração, realizada no auditório do novo bloco, foi aberta com apresentações musicais a cargo de Emerson Serafim, professor do Câmpus, e da Orquestra de Sons e Latas, projeto social que envolve dezenas de estudantes da Escola de Ensino Fundamental Fábio Silva, de Tubarão. O evento contou também com as presenças de dirigentes do IFSC, parlamentares e representantes de entidades parceiras do Câmpus Tubarão.

“Não posso deixar de mencionar o quanto o Instituto Federal potencializa a vocação da região. Os cursos são de altíssima qualidade mas, além disso, procuram dar respostas às necessidades da região”, afirmou o professor Maurício da Silva, diretor da Fundação Municipal de Educação.

A reitoria do IFSC, Maria Clara Schneider, lembrou que o projeto de ampliação do Câmpus Tubarão começou a ser trabalho em 2016, no ano seguinte à inauguração do primeiro bloco, e que é preciso continuar lutando pela ampliação da rede federal de ensino profissional e tecnológico.

“Temos muitos desafios pela frente. Precisamos que a comunidade defenda as instituições públicas em relação ao seu papel. Uma solenidade como essa é importante porque sabemos que é uma conquista, que é o trabalho de muita gente, mas precisamos ir além. Sabemos que é possível. Só a educação pode fazer com que nosso país seja transformado, principalmente no contexto social”, disse a reitora do IFSC, destacando que a instituição ainda está com o orçamento bloqueado para o segundo semestre.

Fotos: veja as imagens da inauguração

Vídeo: veja a íntegra da solenidade de inauguração

CÂMPUS TUBARÃO INSTITUCIONAL