Pular para o conteúdo

Notícias

Miguel Arroyo abre semana pedagógica com palestra sobre a reinvenção do ofício de mestre

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 27 jan 2023 09:07 Data de Atualização: 31 jan 2023 15:42

A convite do IFSC, o sociólogo Miguel Gonzalez Arroyo fará uma palestra on-line na próxima quarta, 1 de fevereiro, às 9h, com transmissão pelo canal do IFSC no Youtube. Arroyo é um grande defensor da educação integral e abordará o tema “Reinventando nosso ofício de mestre: nossas identidades educadoras”.

No fim do ano passado, durante o 1º Seminário Nacional de Educação Integral, Arroyo destacou que “quando esquecemos que trabalhamos com seres humanos, também esquecemos da nossa própria condição de docentes humanos. Precisamos reinventar a humana docência ou não reinventaremos a formação humana integral”.

Em suas falas, o professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) defende a compreensão do contexto histórico, social e político em que a educação integral se dá e de como o ensino, hoje, é brutalizado – tópicos que serão destacados em sua palestra para o IFSC.

O evento abre as atividades da Semana Pedagógica 2023.1 do IFSC, organizada pelo Departamento de Formação e Práticas Educativas do Cerfead. As atividades serão desenvolvidas de 1º a 3 de fevereiro.

Haverá atividades on-line e presenciais. As atividades on-line serão transmitidas pelo canal do IFSC no YouTube. As presenciais serão realizadas nos câmpus Joinville, São José, Jaraguá do Sul e Gaspar, também com transmissão ao vivo pelo canal do IFSC no YouTube.

Confira aqui a programação completa da semana pedagógica

Miguel Arroyo

Miguel Arroyo é doutor em Educação pela Stanford University e pós-doutor pela Universidade Complutense de Madri. Professor titular emérito da Faculdade de Educação da UFMG. Doutor Honoris Causa da Universidade Federal Fluminense. Foi secretário- adjunto de Educação da Prefeitura de Belo Horizonte.

Nascido na Espanha em 1935, Arroyo no final da década de 50, fugindo da ditadura de Franco. Em sua carreira, defende que a pedagogia deve dialogar com a realidade dos alunos, especialmente, nas áreas mais vulneráveis.

INSTITUCIONAL

Nó: liferay-ce-prod01

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.