Pular para o conteúdo

Notícias

IFSC contribui com o trabalho de conselhos externos em Jaraguá do Sul

CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-RAU Data de Publicação: 14 dez 2022 14:47 Data de Atualização: 14 dez 2022 16:14

Um dos desafios do IFSC em qualquer cidade onde exista um câmpus é estar atento às necessidades e aos movimentos realizados pela comunidade. Para perceber as demandas locais e contribuir efetivamente com o desenvolvimento socioeconômico e cultural da região – como indicado na missão institucional –, em Jaraguá do Sul os servidores do Câmpus Jaraguá do Sul-Centro e do Câmpus Jaraguá do Sul-Rau se dividem e ocupam espaços externos de debate e formulação de políticas públicas em setores ligados ao Instituto. Confira, a seguir, quais são esses espaços, quem representa o IFSC e como tem sido o trabalho desenvolvido.

Comed – Educação

O IFSC possui representação no Conselho Municipal de Educação de Jaraguá do Sul por meio da vaga concedida às instituições de ensino federais sediadas no município. Representam a instituição, como titular, a coordenadora Pedagógica do IFSC do Centro, Janete Godói, e como suplente a professora Catia Barp Machado, também do Centro.

O Conselho tem a função de assessorar a prefeitura na formulação de políticas e planos educacionais, propor diretrizes educacionais e zelar pelo cumprimento da legislação aplicável à educação e ao ensino. No entanto, segundo Janete, até o momento o foco das reuniões tem sido analisar os pedidos de autorização ou renovação de ofertas de educação infantil no município. “Mesmo assim, avalio ser um espaço bastante importante para o IFSC se fazer presente. Eu e a professora Catia procuramos divulgar nossa instituição e participar dos espaços de discussão, ainda que tenham sido escassos neste último semestre”, aponta a representante titular.

Para o ano de 2023 está previsto o início dos debates de avaliação do Plano Municipal de Educação, inclusive com a proposição de metas para o decênio de 2025 a 2035.

CTER – Trabalho, Emprego e Renda

O Conselho Municipal de Trabalho, Emprego e Geração de Renda (CTER) busca subsidiar as políticas públicas voltadas a estas áreas no município de Jaraguá do Sul, integrando poder público, representantes dos empregadores e representantes dos empregados (sindicatos). Neste espaço o IFSC é um dos representantes do setor público, tendo como titular o chefe do Departamento de Assuntos Estudantis do câmpus Rau, Rodrigo Domit, e como suplente o coordenador de Extensão e Relações Externas do câmpus Centro, Lucas Neto.

Para Rodrigo, a participação do IFSC no Conselho fortalece o propósito institucional da inclusão por meio da formação profissional. “Devemos estar alinhados aos arranjos produtivos locais e inseridos no planejamento e execução de políticas públicas voltadas ao mundo do trabalho na região”, destaca.

Segundo o representante titular, o CTER está se fortalecendo como um todo, tendo dedicado este ano à atualização e à reconstrução de suas bases legais. Para 2023, espera-se que o Conselho realize eventos, formações e outras ações que serão benéficas para o IFSC e para a região como um todo. “Devemos participar do Feirão do Emprego, no Parque Municipal de Eventos, em fevereiro, onde poderemos divulgar nossos cursos. Também articularemos outras ações conjuntas entre o CTER e o IFSC, para discutir lacunas de formação, inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, bem como outros temas que venham a ser demandados pela sociedade civil através do CTER”, destaca Rodrigo.

CMI – Inovação

Os debates ligados à inovação passam, em Jaraguá do Sul, pelo Conselho Municipal de Inovação, que tem a função de sistematizar, organizar, acompanhar as ações para promover o desenvolvimento do ecossistema de inovação na cidade. Neste espaço, o IFSC representa as instituições públicas de ensino superior com unidade no município, sendo o titular da vaga o professor Gil Chagas, do câmpus Rau – atualmente não há suplente indicado.

Para o professor Gil, a participação no Conselho tem possibilitado a integração do IFSC com os demais agentes de desenvolvimento da cidade, tanto do setor público quanto do privado. “Isto facilita a implantação da curricularização da extensão e nos aproxima do Centro de Inovação, que possui diversas demandas que poderão ser trabalhadas”, destaca.

Entre os trabalhos desenvolvidos no CMI estão a elaboração de legislações ligadas à inovação, avaliação de empreendimentos inovadores no município, acompanhamento de grupos de trabalho voltados para a implementação de ações voltadas à inovação e o acompanhamento das ações promovidas no ecossistema de inovação de Jaraguá do Sul.

Comphaan – Patrimônio histórico e cultural

O Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Cultural, Arqueológico, Artístico e Natural (Comphaan) é um órgão de deliberação que tem o objetivo de auxiliar a prefeitura na preservação do patrimônio histórico, cultural, arqueológico, artístico e natural. No Conselho, o IFSC representa as entidades de ensino superior do município, tendo como titular a arquiteta Laryssa Tarachucky e como suplente o professor de história Jean Raphael Zimmermann, ambos da unidade do Centro.

Dentro deste espaço, muito tempo tem sido dedicado à análise do interesse histórico de imóveis do município. “Nosso desafio é de manter viva a história da cidade por meio das suas edificações. Este é um Conselho que sofre muita pressão do mercado imobiliário. Por isso é importante a academia estar presente, com um olhar mais crítico, responsável e isento de interesses mercadológicos”, explica Laryssa.

Para o próximo ano, Laryssa e Jean deve realizar uma pesquisa ligada ao reuso adaptativo de edificações históricas. Esse tema avalia a aplicação de novas finalidades – novos usos – a construções que têm relevância histórica. O Comphaan deverá ser um dos parceiros dessa pesquisa e poderá utilizar os resultados do projeto nos debates que forem promovidos ao longo do ano.

Centro de Inovação

Ainda na área da inovação, o IFSC é um dos integrantes do Conselho de Administração do Centro de Inovação de Jaraguá do Sul – Novale Hub. O professor Gil Chagas é titular também desta vaga e o suplente é o diretor-geral do Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Delcio Demarchi. No Conselho, o Instituto ocupa a vaga de representação das instituições de ensino superior federais.

Apesar de terem um caráter mais ligado à fiscalização e ao acompanhamento de ações do Centro de Inovação, as reuniões do Conselho de Administração também permitem que os participantes se mantenham informados em relação ao que ocorre no município na área da inovação. “Acabamos conhecendo o que o Centro pretende fazer, o que as empresas e outras instituições estão planejando e pensando em relação à inovação. Então é uma forma de estarmos inteirado na região no âmbito da inovação”, afirma o diretor-geral do Rau.

Para 2023, o IFSC deverá formalizar uma parceria com o Centro de Inovação para viabilizar ações em conjunto entre as instituições. “Tivemos a confirmação recente dessa parceria, que será num formato ‘guarda-chuva’ para permitir que diversas iniciativas ocorram e beneficiem tanto o Instituto quanto o Centro de Inovação”, espera Delcio.

SC pela Educação

Por fim, o IFSC também parcipa do Movimento Santa Catarina pela Educação. Criado em 2012, esta é uma iniciativa da Fiesc em parceria com outras instituições, com o propósito de estimular a ampliação da escolaridade e da qualificação profissional dos trabalhadores catarinenses.

Neste fórum, o Instituto representa localmente as instituições de ensino federais. O titular da vaga é o diretor-geral do IFSC do Centro, José Roberto Machado, enquanto o suplente é o diretor-geral do Rau, Delcio Demarchi.

Durante as reuniões são debatidas melhorias para a educação catarinense e o aumento do acesso ao mundo do trabalho. “Ao participarmos, conversamos com todas as demais redes de ensino, inclusive alguns consórcios municipais. Dessa maneira, sempre somos vistos e respeitados nas discussões. Para 2023, inclusive, vamos debater a possibilidade da oferta de curso em plataforma online”, ressalta José Roberto.

CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-RAU CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-CENTRO INSTITUCIONAL

Nó: liferay-ce-prod01

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.