Professor do Câmpus Canoinhas lança livro sobre elaboração de projetos agroindustriais

CÂMPUS CANOINHAS Data de Publicação: 06 dez 2022 14:36 Data de Atualização: 08 dez 2022 18:29

Estudantes de cursos da área de Ciência e Tecnologia de Alimentos e empreendedores têm um novo material didático para entender os diversos fatores que interferem direta ou indiretamente na viabilidade de empreendimentos agroindustriais. De autoria do professor do Câmpus Canoinhas do IFSC, Luiz Paulo de Lima, e de colegas da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Victor de Souza Tavares e Ronaldo Perez, o livro “Elaboração de Projetos Agroindustriais” tem o selo “Publicação do IFSC”. A obra em formato de e-book está disponível para download gratuito pela plataforma de publicações do IFSC.

Engenheiro de Alimentos com experiência em indústria de laticínios e mestre e doutor em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela UFV, professor Luiz Paulo explica que a obra vem preencher uma lacuna bibliográfica em razão da escassez de material didático que aborde aspectos práticos relacionados à elaboração de projetos agroindustriais, utilizando uma linguagem acessível.

Seguindo a sequência das informações que os próprios projetos devem trazer, o livro é dividido em dez capítulos: Produto, Matéria-prima, Mercado, Processamento, Dimensionamento, Localização, Construção, Análise de Custos, Análise Econômica e Impactos.

“Esperamos que esta obra estimule a discussão sobre o tema e facilite o entendimento dos impactos associados às diversas tomadas de decisões em cada etapa do projeto”, enfatiza Luiz Paulo, professor do eixo de Produção Alimentícia no Câmpus Canoinhas do IFSC desde julho de 2017. “O compartilhamento do conhecimento é uma das formas de fazer Educação.”

CÂMPUS CANOINHAS INSTITUCIONAL