Consup aprova nova Política de Comunicação do IFSC

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 29 nov 2022 17:17 Data de Atualização: 29 nov 2022 17:24

O Conselho Superior (Consup) do IFSC aprovou, na reunião extraordinária desta terça-feira (29 de novembro), a nova Política de Comunicação da instituição.

Elaborada por um grupo de trabalho composto por servidores da Diretoria de Comunicação e de alguns câmpus, a nova Política é a revisão e atualização do documento anterior, aprovado em 2013. A necessidade de atualização decorreu da série de mudanças observadas nas práticas de comunicação, motivadas principalmente pela internet, e da necessidade de alinhamento do documento com as práticas institucionais. Os trabalhos do GT tiveram início em abril de 2021.

Em relação à Política de 2013, o novo documento traz como novidades a definição dos conceitos norteadores da comunicação do IFSC – Educação Profissional e Tecnológica, comunicação pública, governança e transparência. Também atualiza e faz uma melhor delimitação dos públicos estratégicos, entendidos como os públicos internos e externos com quem o IFSC se relaciona.

Outro destaque é a inserção da temática da comunicação inclusiva, tratada como a comunicação que pode ser compreendida por todas as pessoas indistintamente e que contempla e promove a diversidade.

Aprovada a Política de Comunicação, a área técnica da Dircom dará início à elaboração e atualização dos materiais complementares indicados ao longo dos oito capítulos do documento – por exemplo, o Manual de Redação, o Guia de Fontes e o Calendário de Eventos.

A Política de Comunicação do IFSC – 2ª edição revista e atualizada está disponível no Portal do IFSC.

Covid-19

Após apresentação das recomendações do Comitê Técnico-Científico sobre a elevação dos casos de Covid-19 em Santa Catarina, os conselheiros aprovaram a retomada da obrigatoriedade do uso de máscaras faciais nas dependências da instituição nas cidades onde o risco de contágio é alto. Risco alto, também conforme validado pelo Consup, corresponde a situações em que há 200 casos confirmados para cada 100 mil habitantes.

Outras pautas

O Consup aprovou também o regimento interno da Auditoria do IFSC, o planejamento anual do setor e o uso completo do sistema e-AUD, disponibilizado pela Controladoria-Geral da União (CGU) para os órgãos públicos. Os regimentos internos dos câmpus Urupema e Garopaba foram igualmente aprovados.

Além disso, homologou o resultado do processo eleitoral para composição da Comissão Interna de Supervisão (CIS), Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD), Colegiado de Desenvolvimento de Pessoas (CDP), Comissão Própria de Avaliação (CPA) e vagas remanescentes para o Consup.

Agenda

As reuniões do Consup geralmente são realizadas em segundas-feiras. Porém, como houve jogo da seleção brasileira na Copa do Mundo no último dia 28, a 49ª reunião extraordinária foi agendada para este dia 29. Os trabalhos previstos para o período da manhã não ocorreram por falta de quórum. A reunião ocorreu apenas no período da tarde. Todos os itens previstos na pauta foram apreciados e votados. Assista à gravação:

A próxima reunião do Consup será presencial e está agendada para 12 de dezembro, na Reitoria do IFSC.