Segunda edição do LIDERE REPORT trouxe nomes de peso do branding para Lages

EXTENSÃO Data de Publicação: 03 nov 2022 23:38 Data de Atualização: 03 nov 2022 23:43

Na última segunda-feira (31), o Laboratório de Inovação em Desenvolvimento Regional e Empreendedorismo (LIDERE), que é mantido pelo IFSC em parceria com o Órion Parque Tecnológico e o Instituto Politécnico de Beja, em Portugal, promoveu o evento LIDERE REPORT 2022. A atividade ocorreu na Associação Empresarial de Lages (Acil).

No evento foram apresentados os resultados obtidos neste ano pelo laboratório. Porém, as atividades principais da noite foram as palestras ministradas por Jaime Troiano e Antônio da Cruz Rodrigues.

Jaime Troiano é formado em Engenharia Química pela FEI e em Sociologia pela USP. Fundou e comanda há 23 anos a TroianoBranding, a primeira empresa brasileira dedicada integralmente à gestão de marcas. Antes disso foi VP de Planejamento e Consumer Insights para agências como Young & Rubicam, MPM-Lintas e BBDO, com atuação em toda América Latina. Possui diversos artigos e estudos publicados e premiados sobre Branding e comportamento do consumidor no Brasil e exterior. Para os mais de 250 participantes, online e presencial, Jaime apresentou a palestra “Brand Intelligence: Construindo Marcas que Fortalecem Empresas e Movimentam a Economia”.

Na sequência, o professor português Dr. Antonio da Cruz Rodrigues, atual coordenador do Mestrado em Design da Universidade Lusófona de Portugal, trouxe o tema “Conhecimento abrangente: Ciência, Design, Gestão e Inovação”. Antônio possui doutorado em Design pelo IADE - Creative University, é licenciado em Design Industrial pelo IADE - Inst. de Artes Visuais, Design e Marketing e Master em Design Industrial pela Scuola Politecnica de Design de Milão. Em seu tour pelo Brasil, realiza palestras em Brasília, Florianópolis, Criciúma e Lages.

Confira como foi a atividade:

O professor Thiago Meneghel, da área de Administração do Câmpus Lages do IFSC e coordenador do LIDERE, avaliou a atividade. "Foi muito boa, as pessoas elogiaram muito o evento. Eu acho sempre importante o IFSC dar visibilidade das coisas que ele faz, as pesquisas que são realizadas, os projetos de extensão que são feitos. Então, esse evento, LIDERE REPORT 2022, tem esse objetivo. Ao longo do ano, a gente faz atividades no laboratório, como a consultoria às empresas, e foi muito importante ter esse evento para apresentar os resultados", comenta.

O LIDERE REPORT está na sua segunda edição. Nele os bolsistas e pesquisadores do LIDERE mostraram os brandbooks das 13 empresas de Lages e região que foram atendidas no projeto, além da análise mercadológica dessas empresas. "Jaime Troiano viria no VI Congresso Internacional de Branding, realizado em Lages, em abril, mas precisou ser hospitalizado. Então ficou esse compromisso e deu certo dele se apresentar para nós agora", completa.

O professor Antonio da Cruz Rodrigues ministrou no dia seguinte (1) o workshop "Biologia da Criatividade", no Órion Parque.

EXTENSÃO CÂMPUS LAGES EVENTOS INSTITUCIONAL