Abertas inscrições para a Residência Pedagógica do IFSC

ENSINO Data de Publicação: 20 out 2022 22:22 Data de Atualização: 21 out 2022 19:35

Estão abertas as inscrições para o  Programa de Residência Pedagógica  do IFSC. Há vagas para estudantes de licenciatura (Edital Proen 05/2022) e também para docentes da Educação Básica para atuação como preceptores do programa (Edital Proen 04/2022).

As inscrições podem ser feitas até 27 de outubro pelos respectivos formulários na página do Residência Pedagógica.

As vagas para licenciandos são para estudantes que já estejam na segunda metade do curso dos câmpus Araranguá, Criciúma, Jaraguá do Sul - Centro e São José. Há vagas com bolsas (R$ 400) e sem bolsa.

Para preceptores, entre outros requisitos,é preciso possuir diploma de licenciatura em área do conhecimento correspondente à área do subprojeto; possuir experiência mínima de 2 (dois) anos no magistério da educação básica e ser professor em efetivo exercício na escola-campo que abrigará o subprojeto. São seis vagas com bolsas de R$ 765.

Confira todas as informações e requisitos necessários nos editais 04/2022 e 05/2022 da Proen.

Residência Pedagógica

O Programa de Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.

Essa imersão deve contemplar, entre outras atividades, regência de sala de aula e intervenção pedagógica, acompanhadas por um professor da escola com experiência na área de ensino do licenciando e orientada por um docente da sua Instituição Formadora.

ENSINO

Node: liferay-ce-prod01