Abertas inscrições para bolsistas do Pibid

ENSINO Data de Publicação: 18 out 2022 17:18 Data de Atualização: 19 out 2022 09:27

Foi lançado nesta terça-feira (18) o edital para a abertura de inscrições para a seleção de estudantes de cursos de licenciatura de licenciaturas do IFSC para atuarem como bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). As vagas são para estudantes dos câmpus Palhoça Bilíngue, Jaraguá do Sul, São José e Criciúma.

O Pibid é uma atividade de formação que busca proporcionar aos discentes da primeira metade do curso de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas, visando estimular, desde o início de sua formação, a observação e a reflexão sobre a prática profissional. Os estudantes bolsistas são acompanhados por um docente da instituição e por um docente da escola.

Inscrições

As inscrições devem ser feitas até o dia 25 de outubro, por meio de formulário disponível na página de Editais Pibid. Além de preencher o formulário, o candidato deve anexar a documentação descrita no item 7 do Edital Proen/Diren 03/2022.

O preenchimento das vagas está condicionado à aprovação e à liberação de cotas de bolsas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Estão previstas, ao todo, a oferta de 48 vagas com bolsa de iniciação à docência, 12 vagas de voluntários e formação de cadastro de reserva.

As vagas serão destinadas preferencialmente aos candidatos que apresentarem Índice de Vulnerabilidade Social (IVS). A bolsa concedida pela Capes ao bolsista de iniciação à docência será no valor de R$ 400,00, com duração de até 18 meses.

Vagas para supervisores

Também foi publicado o edital para supervisores do Pibid. Podem se inscrever docentes do quadro de servidores das escolas selecionadas, também até o dia 25 de outubro. Confira o Edital Proen/Diren 02/2022 para saber mais.

Node: liferay-ce-prod01