Encontro estadual encerra com compromisso do IFSC em continuar construção das diretrizes do ensino médio integrado

CÂMPUS CHAPECÓ Data de Publicação: 01 set 2022 19:12 Data de Atualização: 02 set 2022 08:09

O terceiro e último dia do Encontro Estadual do Ensino Médio Integrado do IFSC foi pautado por explanações, debates e no compromisso do IFSC em continuar a construir diretrizes para o ensino médio integrado da instituição. O evento foi realizado gratuitamente, com três dias de palestras, mesas redondas, encontros de grupos de pesquisa e apresentações de trabalhos, no Câmpus Chapecó do IFSC e na Unoesc.

Neste último dia, pela manhã, houve a reunião de grupos de pesquisa da instituição, que focou-se em debater sobre os “Rumos da Pesquisa no IFSC”, com a mediação da professora do Câmpus Chapecó, Saionara Greggio, e com a participação de representantes da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi): Flávia Maia Moreira (pró-Reitora) e Valdecir Reis (coordenador de publicações).

Ainda, foi realizado o encontro do Grupo de Trabalho de construção das “Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio Integrado do IFSC”, com a mediação do coordenador de ensino médio integrado da instituição, Felipe Silveira de Souza. “É a primeira reunião presencial. Vamos fazer reuniões semanais ainda durante este ano para fazer avançar este documento. Temos como meta terminar este documento até meio do ano que vem, mas isso quem irá determinar será o processo. Até lá, o IFSC tem sim documentos que permitem que, nesse interstício, haja encaminhamentos de melhorias em currículos integrados já em execução ou ofertar novos cursos integrados”, afirmou Souza.

Plenária final

Transmitida pelo canal do IFSC no Youtube, a plenária final do evento “Diretrizes para a Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio no IFSC”, iniciou com a explanação do diretor de Ensino do Instituto Federal Catarinense (IFC), Reginaldo Leandro Plácido (IFC), sobre a experiência do IFC na construção de diretrizes construídas para o ensino médio integrado. Hoje, são 16 cursos, 37 ofertas e 62 turmas nos campi da instituição.

“O objetivo é contar a experiência do IFC, não trazer ou fazer comparações. Apesar de sermos instituições irmãs, IFSC e IFC têm culturas escolares próprias. Ou seja, o que usamos como estratégias que atendem o IFC, talvez não atendam o IFSC. O tempo e a história das instituições também são diferentes”, afirmou no início da apresentação.

Plácido apresentou história, métodos e os principais elementos dessa construção de diretrizes. Comunidade externa, pais e estudantes foram ouvidos a partir de 2017, quando o ensino médio integrado começou a ser repensado no IFC. “Nossa preocupação, primeiro, foi envolver a maior representatividade possível de indivíduos da instituição”, relatou.

Entre as diversas mudanças propostas, após a participação da comunidade escolar e externa, estão aspectos como a duração dos cursos (todos passaram a ser ofertados em três e não mais quatro anos) e teste de nivelamento de línguas (espanhol e inglês) na entrada do ensino médio, incluindo o estudante em salas de aula dessas disciplinas de acordo com o nível de conhecimento do idioma.

“Foi um momento de conversar sobre quem já tem as diretrizes e o que devemos considerar no IFSC. O IFC conseguiu fazer um documento ousado nas propostas e bastante completo, certamente precisaremos nos debruçar no GT de Diretrizes neste processo rico que o IFC apresenta”, comentou Souza.

Em seguida, o pró-reitor de Ensino do IFSC, Adriano Larentes, recordou de um primeiro documento balizador do trabalho de construção de diretrizes dos cursos integrados na instituição, publicado no final de 2021 e intitulado “Orientações curriculares para manutenção e fortalecimento dos cursos de educação profissional técnica integrada ao ensino médio”.

“Nós iniciamos a caminhada no IFSC. E a nossa caminhada tem a especificidade da nossa instituição. São 39 ofertas, em 16 câmpus, faltando seis câmpus para o ensino médio integrado chegar a todos os 22 câmpus. Dentro do nosso tempo e das nossas condições, vamos avançar, e este encontro é parte deste processo”, afirma Larentes.

Por fim, o pró-reitor leu uma carta intitulada “Carta do Encontro do Ensino Médio Integrado do IFSC”, na qual os participantes do evento reforçam seu compromisso com o ensino médio integrado, incentivam os câmpus que ainda não possuem esta modalidade para que avancem na possibilidade da oferta, e estabelecem o período de no máximo dois anos para o encontro do ensino médio integrado ocorrer novamente.

>>> Confira a íntegra da carta elaborada no evento aqui

Transmissões disponíveis no Youtube

30/08 - Manhã - Abertura oficial do evento e palestra “Os desafios do Ensino Médio Integrado no contexto nacional e internacional"

30/08 - Tarde - Mesa redonda: “Ensino Médio Integrado, Novo Ensino Médio e BNCC: contrapontos e tensões”

31/08 - Manhã - Mesa redonda: “A concepção do Ensino Médio Integrado e a sua materialidade nos Institutos Federais”

31/08 - Tarde - Mesa redonda: “Pesquisas e Experiências no Ensino Médio Integrado do IFSC”

01/09 - Tarde - Plenária final: “Diretrizes para a Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio no IFSC”

As informações completas do evento estão disponíveis no site oficial.

CÂMPUS CHAPECÓ EVENTOS INSTITUCIONAL