Estudantes do Câmpus Xanxerê vencem competição de startups

CÂMPUS XANXERÊ Data de Publicação: 15 jun 2022 17:56 Data de Atualização: 17 jun 2022 14:41

Estudantes do Câmpus Xanxerê do IFSC participaram das equipes que conquistaram o segundo e terceiro lugares no Techstars Startup Weekend, competição voltada ao mundo de startups, realizada durante três dias em Xanxerê.

Aluno da sétima fase de Engenharia Mecânica, Lucas Menin da Silva foi um dos representantes do IFSC. Conheceu a organização do evento durante uma visita deles à instituição e decidiu participar. “De nada adianta ter uma ideia se não souber como melhorá-la e botar em prática”, afirma.

A proposta do evento era ensinar os participantes a pensar, trabalhar, e construir uma startup em 54 horas. Dentro de três dias cheios de atividades, os participantes se conectaram com mentores, investidores, co-fundadores e patrocinadores para mostrar como começar mais rápido - e talvez até criar um negócio.

Pensando nisso, durante o evento, Lucas lembrou de uma ideia que discutia nos corredores do IFSC com os colegas. “A ideia consistia em aumentar a segurança das cadeiras de rodas desenvolvendo um dispositivo de frenagem automatizada com o objetivo de evitar acidentes em descidas principalmente para usuários com paralisia cerebral. Com a ideia, partimos para a validação e ela foi bem aceita no mercado por investidores e usuários”, conta o estudante.

As equipes foram formadas no próprio evento, então os vencedores são de instituições de ensino distintas. Do IFSC, há estudantes no segundo e terceiro lugares. “A participação é muito importante e incentivarei alunos e servidores a participar dos próximos Startup Weekends. Essa experiência é o principal aprendizado obtido num fim de semana intenso e incrível”, afirma Lucas.

Participantes do Câmpus Xanxerê

Alunos dos Técnicos:

Carlos Eduardo Sbardella Souza
Cristiane Moro
Fabrício Alff Pagani
Vicente seganfredo luzzi

Alunos da Engenharia Mecânica:

Cristhiano Barbosa Leme
João Vitor Pruinelli
Lucas Menin Da Silva
Mauricio Staudt Machado da Silva

Equipes e ideias vencedoras

Primeiro lugar - startup Duo LIBRAS, que apresentou uma solução para facilitar a comunicação com surdos em eventos, através de uma plataforma online para a transmissão de interpretação de libras em eventos.

Segundo lugar - startup Advance, que desenvolveu um sistema de frenagem automatizada para cadeiras de rodas manuais evitando acidentes por perda de controle, totalmente adaptável, universal e de fácil instalação para cadeiras de rodas comercializadas no Brasil.

Terceiro lugar - startup InvesChildren, que apresentou um App para educação financeira.

CÂMPUS XANXERÊ EVENTOS INSTITUCIONAL