Intervenção com cachorros trabalha saúde mental no Câmpus Xanxerê

CÂMPUS XANXERÊ Data de Publicação: 09 jun 2022 19:36 Data de Atualização: 13 jun 2022 16:46

A Comissão Interna de Saúde do Servidor Público (Cissp) do Câmpus Xanxerê inovou com uma intervenção utilizando cachorros, durante uma reunião dos servidores do IFSC. A ação foi motivada a partir da especialização "Intervenções Assistidas por Animais", ofertada no Câmpus Xanxerê em parceria com o Corpo de Bombeiros, e teve o intuito de dar atenção - de uma forma diferenciada - a saúde mental no câmpus, especialmente dos servidores neste primeiro momento.

A atividade foi conduzida pelo adestrador e também aluno do curso de especialização, Vagner Pacheco Ribeiro, com os cães Nego e Apolo. "Todas as semanas temos reuniões pedagógicas com os professores, em uma delas decidimos unir também todos os técnicos-administrativos e realizamos a ação. Nesta pós, tratamos sobre o uso crescente de animais, tanto em terapias, quanto na educação, e o poder que essa relação entre animais e seres humanos têm, como alívio de tensões. E tinhamos uma demanda de servidores pós-pandemia sofrendo com crises de ansiedade, depressão. Então, unimos a especialização e a demanda dos servidores e realizamos a ação, com a fala de uma psicóloga e a intervenção de dois cachorros", explica a coordenadora da pós-graduação e vice-presidente da Cissp, Juscelia Padilha.

Após o feedback positivo, novas intervenções estão sendo programadas, dessa vez de uma forma mais ampla no câmpus, passando pelos setores e servidores, de forma quinzenal. Ainda, baseando-se em ideias de grandes empresas, uma das intenções do Câmpus Xanxerê também é realizar de forma organizada o "dia do pet no trabalho".

Os estudantes também devem ser beneficiados com algumas ações similiares. A coordenação da especialização, a presidência da Cissp - por meio do servidor Rômulo Kunzler -, e a Coordenadoria Pedagógica estão em contato para planejar ações levando cachorros até os alunos e alunas do Câmpus Xanxerê.

CÂMPUS XANXERÊ EVENTOS INSTITUCIONAL