Sobre o Evento

Acesse aqui a CARTA DO ENCONTRO ESTADUAL DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFSC - documento resultante das discussões realizadas nos 3 dias do evento e que expressa o compromisso do IFSC com a manutenção da formação integral dos estudantes.

APRESENTAÇÃO

O Encontro Estadual do Ensino Médio Integrado do IFSC acontecerá entre os dias 30 de agosto e 01 de setembro de 2022 e terá a carga horária de 30 horas. As atividades serão realizadas na UNOESC e no IFSC câmpus Chapecó, no município de Chapecó, em Santa Catarina e serão transmitidas virtualmente pelo Canal do YouTube, do IFSC.

O evento tem como objetivo principal promover o debate e a reflexão sobre o Ensino Médio Integrado e socializar as produções acadêmica e científica relacionadas ao tema, desenvolvida por pesquisadores, educadores, estudantes e demais sujeitos que pensam e fazem a educação.

Apesar da longa história que a educação técnica e profissionalizante possui no Brasil, os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia são instituições recentes, criadas a partir da lei 11.892, em dezembro de 2008 e, portanto, devem ser compreendidos como um projeto nacional ainda em construção.

O Ensino Médio Integrado constitui-se um marco histórico fundamental para a implementação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e amplo conhecimento vem sendo produzido desde sua criação, visando a manutenção e o fortalecimento dessa oferta e seus princípios epistemológicos. Nesse contexto, o Encontro busca contribuir para o amplo conhecimento do que vem sendo produzido a respeito do tema desde a criação dos Institutos Federais, com vistas à manutenção e o fortalecimento da oferta do EMI e de seus princípios epistemológicos.

Este Encontro visa também ampliar a discussão sobre as Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio Integrado no IFSC, articulando essa construção com pesquisadores de outros Institutos Federais e com os grupos de estudos e pesquisas instituídos no IFSC, a fim de proporcionar subsídios teóricos e práticos para a materialização do currículo integrado em todas as suas dimensões.

O primeiro Encontro Estadual do Ensino Médio Integrado do IFSC busca dar continuidade a uma série de ações desenvolvidas por grupos de estudos e pesquisas do IFSC: Grupo de Estudo e Pesquisa em Currículo Integrado (GEPCI), do câmpus Chapecó; Grupo de Estudos “Currículo Integrado e possibilidades metodológicas'', do câmpus Florianópolis; Núcleo de Estudo, Pesquisa e Formação em Ensino, Trabalho e Sociedade – NUPEFE, multicampi; Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Tecnologia e Sociedade (GRITO), do câmpus Garopaba e; Grupo de Estudos Currículos Integrados em Debate, do câmpus Criciúma.