Educação Científica e Tecnológica

O curso propicia a professores o contato com discussões sobre a pesquisa em Educação Científica e Tecnológica, por meio de um espaço de discussão e aperfeiçoamento profissional. Os egressos estarão aptos a favorecer o ensino interdisciplinar e contextualizado das Ciências e Matemática na educação básica, vislumbrando um processo de ensino e aprendizado mais atraente, motivador, pertinente e efetivo.

O curso fundamenta-se nos seguintes pressupostos: a integração entre educação, trabalho, ciência e tecnologia e a necessidade da formação de um profissional habilitado para a docência, que possa atuar nos diversos níveis e modalidades de ensino. Assim, o contribui para a formação de professores especialistas para atuar na educação básica de forma crítica e inovadora, acompanhando os atuais paradigmas da educação brasileira.

Mercado de trabalho

O egresso poderá atuar como professor do Ensino Fundamental, Médio e Tecnológico em escolas das redes municipal, estadual, federal e particular.

Pré-Requisitos

Portadores de diploma de nível superior com formação em licenciaturas das áreas das Ciências. Profissionais diplomados em nível superior que trabalham ou possuam interesse em atuar com educação científica e tecnológica.


Câmpus Araranguá

Informações

  • Número de Vagas

    20

  • Carga Horária

    420 horas/aula

  • Turno

    Noturno

  • Duração

    3 semestres

Infraestrutura

  • Salas de aula
  • Auditório
  • Biblioteca
  • Sala de estudos
  • Laboratórios de Informática
  • Laboratório de Física
  • Laboratório de Química
  • Laboratório de Biologia

Projeto pedagógico do curso

Consulte o projeto pedagógico do curso

Resolução de aprovação da oferta do curso

Consulte a resolução de aprovação da oferta do curso

Certificação

Ao final do curso, que inclui os componentes curriculares e o TCC, o aluno
receberá o certificado de Especialista em Educação Científica e Matemática.

Contato

Coordenador: Israel Müller dos Santos

E-mail: israel.santos@ifsc.edu.br

Vice-coordenador: Werther Alexandre de Oliveira Serralheiro

E-mail: werther@ifsc.edu.br

Telefone: (48) 3311-5059

Endereço:

IFSC - Câmpus Araranguá
Avenida XV de Novembro, 61, Bairro Aeroporto, Araranguá/SC. CEP: 88960-000
Telefone: (48) 3311 5000
Site: www.ararangua.ifsc.edu.br

 

Corpo Docente

Adriano Antunes Rodrigues

e-mail: adriano.rodrigues@ifsc.edu.br

Linha(s) de Pesquisa: Formação Docente e Processos Educativos

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5206977578790817

 

Alexandro Lima Gomes

e-mail: alexandro.gomes@ifsc.edu.br 

Linha(s) de Pesquisa: Formação Docente e Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4138851428496216
 

Bruno Leal Dias

e-mail: bruno.dias@ifsc.edu.br

Linha(s) de Pesquisa: Processos Educativos

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9765509489007607

 

Cesar Marques

e-mail: cesar.marques@ifsc.edu.br

Linha(s) de Pesquisa: Formação Docente e Processos Educativos

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4099262845848625


Cristiane Raquel Woszezenki

e-mail: cristiane.raquel@ifsc.edu.br

Linha(s) de Pesquisa: Processos Educativos e Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1152409542701700

 

Edmilson Souza Barreto
e-mail: edmilson.barreto@ifsc.edu.br
Linha(s) de Pesquisa: Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5729997060747927

 

Felipe Damasio

e-mail: felipedamasio@ifsc.edu.br

Linha(s) de Pesquisa: Processos Educativos

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8957914409942746

 

Fernando Henrique Faustini Zarth

e-mail: fernando.zarth@ifsc.edu.br

Linha(s) de Pesquisa: Processos Educativos e Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3157541891247528

 

Israel Müller dos Santos

e-mail: israel.santos@ifsc.edu.br

Linha(s) de Pesquisa: Processos Educativos

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3288755534136370

 

Jônatas Inácio de Freitas

e-mail: jonatas.freitas@ifsc.edu.br

Linha(s) de Pesquisa: Processos Educativos

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3479375211552356

 

Juliano da Silva de Souza

e-mail: juliano.silva@ifsc.edu.br

Linha(s) de Pesquisa: Processos Educativos

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9204624027796189

 

Lucas Boeira Michels

e-mail: lucas.boeira@ifsc.edu.br

Linha(s) de Pesquisa: Processos Educativos

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2395000308112725

 

Marielli de Souza Schlickmann
e-mail: marielli.souza@ifsc.edu.br
Linha(s) de Pesquisa: Formação Docente e Processos Educativos
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8452456227769759

 

Mateus Medeiros Teixeira

e-mail: mateus.teixeira@ifsc.edu.br

Linha(s) de Pesquisa: Formação Docente, Processos Educativos e Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3500199071185115

 

Maurício Dalpiaz Melo

e-mail: mauricio.dalpiaz@ifsc.edu.br

Linha(s) de Pesquisa: Processos Educativos

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9967756803870089


Mirtes Lia Pereira Barbosa

e-mail: mirtes.lia@ifsc.edu.br

Linha(s) de Pesquisa: Formação Docente e Processos Educativos

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6632607078827895

 

Mônica Knöpker

e-mail: monica.knopker@ifsc.edu.br

Linha(s) de Pesquisa: Formação Docente e Processos Educativos

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6654504394567516


Nayara Salbego

e-mail: nayara.salbego@ifsc.edu.br

Linha(s) de Pesquisa: Processos Educativos e Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7814910444853879


Rodrigo da Costa Lima

e-mail: rodrigo.lima@ifsc.edu.br

Linha(s) de Pesquisa: Formação Docente

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0116482639061872

 

Rosabel Bertolin Daniel

e-mail: rosabel.bertolin@ifsc.edu.br

Linha(s) de Pesquisa: Formação Docente e Processos Educativos

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9408349249614403


Samuel Costa

e-mail: samuel.costa@ifsc.edu.br

Linha(s) de Pesquisa: Formação Docente e Processos Educativos

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8945139321175453

 

Suzy Pascoali

e-mail: suzy@ifsc.edu.br

Linha(s) de Pesquisa: Processos Educativos

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1060293716945997


Tiago da Silva Coelho

e-mail: tiago.coelho@ifsc.edu.br 

Linha(s) de Pesquisa: Formação Docente e Processos Educativos

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6459762939804251

 

William Moreno Boenavides

e-mail: william.boenavides@ifsc.edu.br 

Linha(s) de Pesquisa: Formação Docente e Processos Educativos

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4592193991125136

 

Werther Alexandre de Oliveira Serralheiro

e-mail: werther@ifsc.edu.br

Linha(s) de Pesquisa: Processos Educativos e Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5554453179615918

 

Linhas de Pesquisa

 

  • Formação Docente
  • Processos Educativos
  • Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação

 

Defesas

 

A visão de ciência e cientista em uma série infantil sobre cientistas brasileiros: possíveis implicações para o ensino de Ciências

 

Aluna: Ana Carolina Krüger

 

Data: 31/08/2021   Horário: 10h

Local: Webconferência

(Link de acesso: https://meet.google.com/guu-udtr-dfu)

 

Membros da Banca: 

Prof. Me. Samuel Costa (Orientador)

Prof. Me. Israel Müller dos Santos (IFSC - Araranguá)

Profa. Ma. Helen Clemes Cardoso (IFSC - Araranguá)

 

ResumoJustificamos a relevância desta pesquisa por suprir a lacuna de trabalhos existentes nesse sentido e contribuir para a reflexão acerca da Natureza da Ciência e a visão [deformada] de cientista veiculada nas mídias de comunicação e suas implicações para reforçar estereótipos sobre o trabalho científico. Sendo assim, o nosso objetivo geral ao longo do trabalho é analisar a Natureza da Ciência em uma série de animação infantil sobre cientistas brasileiros para o público infantil, a fim de responder a seguinte questão de pesquisa: Como são apresentadas a visão de Ciência e cientistas em uma série sobre cientistas brasileiros para crianças? O objetivo específico deste trabalho é analisar a presença (ou não) das visões deformadas sobre a Natureza da Ciência e a profissão de cientista ao longo da série de animação e suas possíveis consequências para o Ensino de Ciências. Espera-se que ao final da pesquisa seja possível perceber se há ou não a presença de imagens distorcidas sobre Ciência e a atividade científica e de que forma tal “estereótipo” aparece.

 

o enfoque ciência, tecnologia e sociedade (CTS) nos livros didáticos de matemática indicados pelo plano nacional do livro didático (PNLD) 2020

 

Aluna: Natália Lummertz

 

Data: 30/07/2021   Horário: 10h

Local: Webconferência

(Link de acesso: https://meet.google.com/mqc-zjnw-xmf)

 

Membros da Banca: 

Prof. Me. Samuel Costa (Orientador)

Profa. Dra. Rosabel Bertolin Daniel (IFSC - Araranguá)

Profa. Dra. Suzy Pascoali (IFSC - Araranguá)

 

ResumoO enfoque CTS visa desenvolver a criticidade discente, de forma que se exerça a cidadania. Nesse enfoque o professor não atua como detentor do conhecimento, mas sim como mediador, conduzindo o aluno ao desenvolvimento de capacidade argumentativa sobre determinado assunto. Pensando nisso, é muito importante a inserção de CTS no ensino, buscando contextualizar o conhecimento científico com questões do cotidiano. Assim, há a possibilidade do diálogo entre o docente e discente, permitindo que o último tenha voz ativa e busque respostas para suas indagações. Devido ao fato de na escola o livro didático (LD) ser um importante recurso didático, e muitas vezes o único, se faz importante a presença do enfoque CTS. Tal enfoque é muito disseminado entre as disciplinas relacionadas à Ciência da Natureza, não ocorrendo o mesmo em outras áreas do conhecimento, como, por exemplo, a matemática. Apesar de a linguagem matemática ser reconhecida globalmente, na escola a esta disciplina é vista como algo muito difícil, sem significado e sem ligação com o cotidiano. Sendo assim, o enfoque CTS pode ajudar na aproximação entre os conteúdos matemáticos e o cotidiano discente iniciando pela presença dele no LD. Diante do exposto, esse artigo propõem analisar o a presença do enfoque CTS em LDs de matemática indicados pelo PNLD 2020. A pesquisa de caráter qualitativo-documental selecionou o tema “Números decimais” nos LDs do 6° ano do Ensino Fundamental. Para a análise foi utilizada a metodologia proposta por Souza e Garcia (2019), com as devidas adaptações.

 

Experimentos históricos: Nikola Tesla e a construção de uma mini bobina para uso em sala de aula

 

Aluna: Juliane Souza de Oliveira

 

Data: 09/06/2021   Horário: 19h

Local: Webconferência

(Link de acesso: https://meet.google.com/tkh-kyog-qqv)

 

Membros da Banca: 

Prof. Dr. Felipe Damasio (Orientador)

Prof. Me. Samuel Costa (IFSC - Araranguá)

Prof. Me. Rafael Ramos Maciel (SED - SC)

Profa. Ma. Helen Clemes Cardoso (UFSC)

 

ResumoA presente pesquisa teve como proposta a construção de uma sequência didática que proporcionasse a introdução em sala de aula de conceitos pertinentes de eletromagnetismo de modo a também inserir história da ciência no terceiro ano do Ensino Médio. Este artigo sugere a utilização de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), tendo como aporte teórico a Teoria de Aprendizagem Significativa Crítica. Como organizador prévio da UEPS usou-se o documentário Tesla - o mestre dos raios. Neste trabalho buscou-se pesquisar e desenvolver experimentos didáticos que discutam história e filosofia da ciência e elaborar material instrucional para ser utilizado por professores do Ensino Médio de escolas públicas.

 

 

REFLEXÃO SOBRE A UTILIZAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS: OLHAR DOS DOCENTES E DOS DISCENTES

 

Aluna: Andressa Costa de Matos de Souza

 

Data: 18/12/2020   Horário: 14h

Local: Webconferência

(Link de acesso: https://meet.google.com/bjm-gqoa-xbj)

 

Membros da Banca: 

Profa. Dra. Rosabel Bertolin Daniel (Orientadora)

Profa. Dra. Suzy Pascoali (IFSC - Araranguá)

Profa. Ma. Ana Regene Varela (IFSC - Araranguá)

 

ResumoO uso do livro didático nas escolas brasileiras, de modo geral, ainda acontece de forma tradicional. Nas aulas de Ciências a realidade não é diferente, apesar das várias abordagens sugeridas pelos livros da área. Assim, este trabalho teve como objetivo identificar a percepção dos alunos e professores sobre a utilização do livro didático nas aulas de Ciências, bem como contribuir para um ensino de qualidade, onde os alunos se sintam motivados e os professores tenham mais autonomia e segurança para desenvolver atividades em sala de aula. Para isso, serão considerados pontos relevantes, como a abordagem do material didático, a dinâmica das aulas e a contextualização do conteúdo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com os alunos do 9º ano e professores de ciências da EEB Profª Maria Garcia Pessi em Araranguá/SC. Os resultados mostram que os alunos gostam das aulas de ciências e consideram importante para sua vida, entretanto destacam a necessidade de aulas práticas sugeridas no livro didático de Ciências, pois as aulas ficariam mais dinâmicas e interativas proporcionando um ensino de qualidade.

 

 

JOGOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: O QUE PENSAM OS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL?

 

Aluna: Silvia Regina Rosso Blissari

 

Data: 10/12/2020   Horário: 19h

Local: Webconferência

(Link de acesso: https://meet.google.com/isn-uytb-ewt)

 

Membros da Banca: 

Prof. Me. Jônatas Inácio de Freitas (Orientador)

Prof. Dr. Mateus Medeiros Teixeira (IFSC - Araranguá)

Profa. Dra. Mônica Knöpker (IFSC - Araranguá)

 

 

UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA DA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA: UM ESTUDO DE CASO DA ABORDAGEM CTS NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA - CAMPUS ARARANGUÁ

 

Aluno: Gabriel Cesar Costa

 

Data: 02/12/2020   Horário: 15h

Local: Webconferência

(Link de acesso: meet.google.com/cbq-czwh-cpo)

 

Membros da Banca: 

Prof. Me. Rodrigo da Costa Lima (Orientador)

Prof. Me. Fernando Henrique Faustini Zarth (IFSC - Araranguá)

Profa. Dra. Susy Pascoali (IFSC - Araranguá)

 

Resumo: O presente trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória e de análise dos projetos curriculares pedagógicos dos cursos integrados ao ensino médio do Instituto Federal de Santa Catarina (Campus Araranguá), com o objetivo de verificar como está presente a abordagem ciência, tecnologia e sociedade em sua constituição ou se o currículo está descrito de uma forma tecnicista e material. Utilizando os estudos de Bazzo, Teixeira e Linsingen, entre outros autores importantes, foi realizada uma revisão bibliográfica em periódicos, análise de documentos e dos PPCs dos cursos técnicos integrados ao ensino médio. Como resultado, procurou-se apresentar os elementos que comprovam a existência da vertente CTS, diferenciando da construção de um ensino material e tecnicista.

 

 

CAMINHOS DA ILUMINAÇÃO: UMA PROPOSTA VISANDO A INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE BIOLOGIA E FÍSICA

 

Aluna: Carina Ferraz Marcos

 

Data: 15/10/2020   Horário: 19h

Local: Webconferência

(Link de acesso: https://meet.google.com/isn-uytb-ewt)

 

Membros da Banca: 

Prof. Dr. Felipe Damasio (Orientador)

Prof. Me. Samuel Costa (Coorientador)

Prof. Dra. Rosabel Bertolin Daniel (IFSC - Araranguá)

Profa. Dra. Anabel Cardoso Raicik (UFSC)

Profa. Esp. Carolini Felisberto de Souza (SED - SC)

 

 

Documentos

 

Acesso à página no Sigaa

Página atualizada em: 16/02/2022

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