Cursos
Educação Científica e Tecnológica
O curso propicia a professores o contato com discussões sobre a pesquisa em Educação Científica e Tecnológica, por meio de um espaço de discussão e aperfeiçoamento profissional. Os egressos estarão aptos a favorecer o ensino interdisciplinar e contextualizado das Ciências e Matemática na educação básica, vislumbrando um processo de ensino e aprendizado mais atraente, motivador, pertinente e efetivo.
O curso fundamenta-se nos seguintes pressupostos: a integração entre educação, trabalho, ciência e tecnologia e a necessidade da formação de um profissional habilitado para a docência, que possa atuar nos diversos níveis e modalidades de ensino. Assim, o contribui para a formação de professores especialistas para atuar na educação básica de forma crítica e inovadora, acompanhando os atuais paradigmas da educação brasileira.
Mercado de trabalho
O egresso poderá atuar como professor do Ensino Fundamental, Médio e Tecnológico em escolas das redes municipal, estadual, federal e particular.
Pré-Requisitos
Portadores de diploma de nível superior com formação em licenciaturas das áreas das Ciências. Profissionais diplomados em nível superior que trabalham ou possuam interesse em atuar com educação científica e tecnológica.
Câmpus Araranguá
Informações
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Número de Vagas
20
-
Carga Horária
420 horas/aula
-
Turno
Noturno
-
Duração
3 semestres
Infraestrutura
- Salas de aula
- Auditório
- Biblioteca
- Sala de estudos
- Laboratórios de Informática
- Laboratório de Física
- Laboratório de Química
- Laboratório de Biologia
Projeto pedagógico do curso
Consulte o projeto pedagógico do cursoResolução de aprovação da oferta do curso
Consulte a resolução de aprovação da oferta do cursoCertificação
Ao final do curso, que inclui os componentes curriculares e o TCC, o aluno
receberá o certificado de Especialista em Educação Científica e Matemática.
Contato
Coordenador: Israel Müller dos Santos
E-mail: israel.santos@ifsc.edu.br
Vice-coordenador: Werther Alexandre de Oliveira Serralheiro
E-mail: werther@ifsc.edu.br
Telefone: (48) 3311-5059
Endereço:
IFSC - Câmpus Araranguá
Avenida XV de Novembro, 61, Bairro Aeroporto, Araranguá/SC. CEP: 88960-000
Telefone: (48) 3311 5000
Site: www.ararangua.ifsc.edu.br
Corpo Docente
Adriano Antunes Rodrigues
e-mail: adriano.rodrigues@ifsc.edu.br
Linha(s) de Pesquisa: Formação Docente e Processos Educativos
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5206977578790817
Alexandro Lima Gomes
e-mail: alexandro.gomes@ifsc.edu.br
Linha(s) de Pesquisa: Formação Docente e Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4138851428496216
Bruno Leal Dias
e-mail: bruno.dias@ifsc.edu.br
Linha(s) de Pesquisa: Processos Educativos
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9765509489007607
Cesar Marques
e-mail: cesar.marques@ifsc.edu.br
Linha(s) de Pesquisa: Formação Docente e Processos Educativos
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4099262845848625
Cristiane Raquel Woszezenki
e-mail: cristiane.raquel@ifsc.edu.br
Linha(s) de Pesquisa: Processos Educativos e Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1152409542701700
Edmilson Souza Barreto
e-mail: edmilson.barreto@ifsc.edu.br
Linha(s) de Pesquisa: Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5729997060747927
Felipe Damasio
e-mail: felipedamasio@ifsc.edu.br
Linha(s) de Pesquisa: Processos Educativos
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8957914409942746
Fernando Henrique Faustini Zarth
e-mail: fernando.zarth@ifsc.edu.br
Linha(s) de Pesquisa: Processos Educativos e Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3157541891247528
Israel Müller dos Santos
e-mail: israel.santos@ifsc.edu.br
Linha(s) de Pesquisa: Processos Educativos
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3288755534136370
Jônatas Inácio de Freitas
e-mail: jonatas.freitas@ifsc.edu.br
Linha(s) de Pesquisa: Processos Educativos
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3479375211552356
Juliano da Silva de Souza
e-mail: juliano.silva@ifsc.edu.br
Linha(s) de Pesquisa: Processos Educativos
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9204624027796189
Lucas Boeira Michels
e-mail: lucas.boeira@ifsc.edu.br
Linha(s) de Pesquisa: Processos Educativos
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2395000308112725
Marielli de Souza Schlickmann
e-mail: marielli.souza@ifsc.edu.br
Linha(s) de Pesquisa: Formação Docente e Processos Educativos
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8452456227769759
Mateus Medeiros Teixeira
e-mail: mateus.teixeira@ifsc.edu.br
Linha(s) de Pesquisa: Formação Docente, Processos Educativos e Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3500199071185115
Maurício Dalpiaz Melo
e-mail: mauricio.dalpiaz@ifsc.edu.br
Linha(s) de Pesquisa: Processos Educativos
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9967756803870089
Mirtes Lia Pereira Barbosa
e-mail: mirtes.lia@ifsc.edu.br
Linha(s) de Pesquisa: Formação Docente e Processos Educativos
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6632607078827895
Mônica Knöpker
e-mail: monica.knopker@ifsc.edu.br
Linha(s) de Pesquisa: Formação Docente e Processos Educativos
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6654504394567516
Nayara Salbego
e-mail: nayara.salbego@ifsc.edu.br
Linha(s) de Pesquisa: Processos Educativos e Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7814910444853879
Rodrigo da Costa Lima
e-mail: rodrigo.lima@ifsc.edu.br
Linha(s) de Pesquisa: Formação Docente
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0116482639061872
Rosabel Bertolin Daniel
e-mail: rosabel.bertolin@ifsc.edu.br
Linha(s) de Pesquisa: Formação Docente e Processos Educativos
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9408349249614403
Samuel Costa
e-mail: samuel.costa@ifsc.edu.br
Linha(s) de Pesquisa: Formação Docente e Processos Educativos
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8945139321175453
Suzy Pascoali
e-mail: suzy@ifsc.edu.br
Linha(s) de Pesquisa: Processos Educativos
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1060293716945997
Tiago da Silva Coelho
e-mail: tiago.coelho@ifsc.edu.br
Linha(s) de Pesquisa: Formação Docente e Processos Educativos
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6459762939804251
William Moreno Boenavides
e-mail: william.boenavides@ifsc.edu.br
Linha(s) de Pesquisa: Formação Docente e Processos Educativos
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4592193991125136
Werther Alexandre de Oliveira Serralheiro
e-mail: werther@ifsc.edu.br
Linha(s) de Pesquisa: Processos Educativos e Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5554453179615918
Linhas de Pesquisa
- Formação Docente
- Processos Educativos
- Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação
Defesas
A visão de ciência e cientista em uma série infantil sobre cientistas brasileiros: possíveis implicações para o ensino de Ciências
Aluna: Ana Carolina Krüger
Data: 31/08/2021 Horário: 10h
Local: Webconferência
(Link de acesso: https://meet.google.com/guu-udtr-dfu)
Membros da Banca:
Prof. Me. Samuel Costa (Orientador)
Prof. Me. Israel Müller dos Santos (IFSC - Araranguá)
Profa. Ma. Helen Clemes Cardoso (IFSC - Araranguá)
Resumo: Justificamos a relevância desta pesquisa por suprir a lacuna de trabalhos existentes nesse sentido e contribuir para a reflexão acerca da Natureza da Ciência e a visão [deformada] de cientista veiculada nas mídias de comunicação e suas implicações para reforçar estereótipos sobre o trabalho científico. Sendo assim, o nosso objetivo geral ao longo do trabalho é analisar a Natureza da Ciência em uma série de animação infantil sobre cientistas brasileiros para o público infantil, a fim de responder a seguinte questão de pesquisa: Como são apresentadas a visão de Ciência e cientistas em uma série sobre cientistas brasileiros para crianças? O objetivo específico deste trabalho é analisar a presença (ou não) das visões deformadas sobre a Natureza da Ciência e a profissão de cientista ao longo da série de animação e suas possíveis consequências para o Ensino de Ciências. Espera-se que ao final da pesquisa seja possível perceber se há ou não a presença de imagens distorcidas sobre Ciência e a atividade científica e de que forma tal “estereótipo” aparece.
o enfoque ciência, tecnologia e sociedade (CTS) nos livros didáticos de matemática indicados pelo plano nacional do livro didático (PNLD) 2020
Aluna: Natália Lummertz
Data: 30/07/2021 Horário: 10h
Local: Webconferência
(Link de acesso: https://meet.google.com/mqc-zjnw-xmf)
Membros da Banca:
Prof. Me. Samuel Costa (Orientador)
Profa. Dra. Rosabel Bertolin Daniel (IFSC - Araranguá)
Profa. Dra. Suzy Pascoali (IFSC - Araranguá)
Resumo: O enfoque CTS visa desenvolver a criticidade discente, de forma que se exerça a cidadania. Nesse enfoque o professor não atua como detentor do conhecimento, mas sim como mediador, conduzindo o aluno ao desenvolvimento de capacidade argumentativa sobre determinado assunto. Pensando nisso, é muito importante a inserção de CTS no ensino, buscando contextualizar o conhecimento científico com questões do cotidiano. Assim, há a possibilidade do diálogo entre o docente e discente, permitindo que o último tenha voz ativa e busque respostas para suas indagações. Devido ao fato de na escola o livro didático (LD) ser um importante recurso didático, e muitas vezes o único, se faz importante a presença do enfoque CTS. Tal enfoque é muito disseminado entre as disciplinas relacionadas à Ciência da Natureza, não ocorrendo o mesmo em outras áreas do conhecimento, como, por exemplo, a matemática. Apesar de a linguagem matemática ser reconhecida globalmente, na escola a esta disciplina é vista como algo muito difícil, sem significado e sem ligação com o cotidiano. Sendo assim, o enfoque CTS pode ajudar na aproximação entre os conteúdos matemáticos e o cotidiano discente iniciando pela presença dele no LD. Diante do exposto, esse artigo propõem analisar o a presença do enfoque CTS em LDs de matemática indicados pelo PNLD 2020. A pesquisa de caráter qualitativo-documental selecionou o tema “Números decimais” nos LDs do 6° ano do Ensino Fundamental. Para a análise foi utilizada a metodologia proposta por Souza e Garcia (2019), com as devidas adaptações.
Experimentos históricos: Nikola Tesla e a construção de uma mini bobina para uso em sala de aula
Aluna: Juliane Souza de Oliveira
Data: 09/06/2021 Horário: 19h
Local: Webconferência
(Link de acesso: https://meet.google.com/tkh-kyog-qqv)
Membros da Banca:
Prof. Dr. Felipe Damasio (Orientador)
Prof. Me. Samuel Costa (IFSC - Araranguá)
Prof. Me. Rafael Ramos Maciel (SED - SC)
Profa. Ma. Helen Clemes Cardoso (UFSC)
Resumo: A presente pesquisa teve como proposta a construção de uma sequência didática que proporcionasse a introdução em sala de aula de conceitos pertinentes de eletromagnetismo de modo a também inserir história da ciência no terceiro ano do Ensino Médio. Este artigo sugere a utilização de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), tendo como aporte teórico a Teoria de Aprendizagem Significativa Crítica. Como organizador prévio da UEPS usou-se o documentário Tesla - o mestre dos raios. Neste trabalho buscou-se pesquisar e desenvolver experimentos didáticos que discutam história e filosofia da ciência e elaborar material instrucional para ser utilizado por professores do Ensino Médio de escolas públicas.
REFLEXÃO SOBRE A UTILIZAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS: OLHAR DOS DOCENTES E DOS DISCENTES
Aluna: Andressa Costa de Matos de Souza
Data: 18/12/2020 Horário: 14h
Local: Webconferência
(Link de acesso: https://meet.google.com/bjm-gqoa-xbj)
Membros da Banca:
Profa. Dra. Rosabel Bertolin Daniel (Orientadora)
Profa. Dra. Suzy Pascoali (IFSC - Araranguá)
Profa. Ma. Ana Regene Varela (IFSC - Araranguá)
Resumo: O uso do livro didático nas escolas brasileiras, de modo geral, ainda acontece de forma tradicional. Nas aulas de Ciências a realidade não é diferente, apesar das várias abordagens sugeridas pelos livros da área. Assim, este trabalho teve como objetivo identificar a percepção dos alunos e professores sobre a utilização do livro didático nas aulas de Ciências, bem como contribuir para um ensino de qualidade, onde os alunos se sintam motivados e os professores tenham mais autonomia e segurança para desenvolver atividades em sala de aula. Para isso, serão considerados pontos relevantes, como a abordagem do material didático, a dinâmica das aulas e a contextualização do conteúdo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com os alunos do 9º ano e professores de ciências da EEB Profª Maria Garcia Pessi em Araranguá/SC. Os resultados mostram que os alunos gostam das aulas de ciências e consideram importante para sua vida, entretanto destacam a necessidade de aulas práticas sugeridas no livro didático de Ciências, pois as aulas ficariam mais dinâmicas e interativas proporcionando um ensino de qualidade.
JOGOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: O QUE PENSAM OS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL?
Aluna: Silvia Regina Rosso Blissari
Data: 10/12/2020 Horário: 19h
Local: Webconferência
(Link de acesso: https://meet.google.com/isn-uytb-ewt)
Membros da Banca:
Prof. Me. Jônatas Inácio de Freitas (Orientador)
Prof. Dr. Mateus Medeiros Teixeira (IFSC - Araranguá)
Profa. Dra. Mônica Knöpker (IFSC - Araranguá)
UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA DA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA: UM ESTUDO DE CASO DA ABORDAGEM CTS NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA - CAMPUS ARARANGUÁ
Aluno: Gabriel Cesar Costa
Data: 02/12/2020 Horário: 15h
Local: Webconferência
(Link de acesso: meet.google.com/cbq-czwh-cpo)
Membros da Banca:
Prof. Me. Rodrigo da Costa Lima (Orientador)
Prof. Me. Fernando Henrique Faustini Zarth (IFSC - Araranguá)
Profa. Dra. Susy Pascoali (IFSC - Araranguá)
Resumo: O presente trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória e de análise dos projetos curriculares pedagógicos dos cursos integrados ao ensino médio do Instituto Federal de Santa Catarina (Campus Araranguá), com o objetivo de verificar como está presente a abordagem ciência, tecnologia e sociedade em sua constituição ou se o currículo está descrito de uma forma tecnicista e material. Utilizando os estudos de Bazzo, Teixeira e Linsingen, entre outros autores importantes, foi realizada uma revisão bibliográfica em periódicos, análise de documentos e dos PPCs dos cursos técnicos integrados ao ensino médio. Como resultado, procurou-se apresentar os elementos que comprovam a existência da vertente CTS, diferenciando da construção de um ensino material e tecnicista.
CAMINHOS DA ILUMINAÇÃO: UMA PROPOSTA VISANDO A INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE BIOLOGIA E FÍSICA
Aluna: Carina Ferraz Marcos
Data: 15/10/2020 Horário: 19h
Local: Webconferência
(Link de acesso: https://meet.google.com/isn-uytb-ewt)
Membros da Banca:
Prof. Dr. Felipe Damasio (Orientador)
Prof. Me. Samuel Costa (Coorientador)
Prof. Dra. Rosabel Bertolin Daniel (IFSC - Araranguá)
Profa. Dra. Anabel Cardoso Raicik (UFSC)
Profa. Esp. Carolini Felisberto de Souza (SED - SC)
Documentos