Agricultura

O objetivo do curso é formar profissionais que possam atender as necessidades de organização e das novas tecnologias de produção da cadeia produtiva do setor agrícola, buscando melhorar a qualidade e a sustentabilidade econômica, ambiental e social da região do Planalto Catarinense. Ao longo das aulas, o aluno aprenderá a planejar, executar e monitorar as etapas da produção e beneficiamento de produtos agrícolas, bem como a empregar corretamente os conceitos da engenharia rural e empreender novas práticas como alternativa para o desenvolvimento local.

Mercado de trabalho

O técnico em Agricultura pode atuar em:

  • propriedades rurais; 
  • empresas de consultoria que atuam em atividades do agronegócio
  • instituições de assistência técnica, extensão rural e pesquisa;
  • agroindústrias;
  • cooperativas;
  • prefeituras e outras instituições públicas onde poderão trabalhar no planejamento, execução e avaliação de processos produtivos de vegetais.

Pré-Requisitos

Para ingressar no Curso Técnico Concomitante em Agricultura no IFSC, o aluno deve estar cursando o Ensino Médio em outra instituição.


Como entrar nesse curso?

Câmpus Urupema

Informações

  • Número de Vagas

    40

  • Carga Horária

    1200 horas/aula

  • Turno

    Vespertino

  • Duração

    4 semestres

Infraestrutura

O Câmpus Urupema possui seis salas de aula, equipadas com projetores multimídia e sistema de aquecimento, oito laboratórios para atividades de ensino, pesquisa e extensão, um auditório para aproximadamente 100 pessoas com recurso de videoconferência, uma sala destinada a incubação de empresas e associações, um laboratório de informática e uma sala de tutoria para atividades a distância a qual poderá ser utilizada para aulas de informática. O câmpus conta também com quatro veículos automotivos, sendo duas caminhonetes, com capacidade para cinco passageiros, um veículo sedan com capacidade para cinco passageiros e um microônibus com trinta lugares, para viagens e visitas técnicas.

  • Biblioteca: a estrutura física oferece condições apropriadas às práticas de estudo em um ambiente climatizado e iluminado em uma área ampla de 67 m2 distribuída em salão, salas de estudo coletivo e sala da administração e processamento técnico dos materiais. A biblioteca está informatizada com o sistema Sophia Biblioteca. O acervo dispõe de livros, periódicos e acesso a bases de dados do Portal Capes de acordo com os cursos oferecidos no Câmpus. Atualmente, a biblioteca conta com 1800 exemplares cadastrados em seu sistema, os quais atendem as áreas dos cursos ofertados no Câmpus: Técnico em Fruticultura, Técnico em Agroindústria, Superior em Enologia e Viticultura, além dos cursos Formação Inicial e Continuada e Pronatec.
     

  • Instalações e laboratórios de uso geral e especializados: estrutura disponível para o curso superior em Viticultura e Enologia envolve laboratórios de formação específica em Análise de Químicas de Alimentos, Análise Sensorial, Microbiologia, Laboratório de Microvinificação, além de um laboratório de ensino para uso geral, na área de química, física e biologia, e um laboratório de informática.

 

O câmpus dispõe ainda de uma sala de reagentes para estoque de reagentes e materiais que abastecem os laboratórios, duas câmaras frias, onde são armazenadas as matérias-primas perecíveis. É importante ressaltar que todos os laboratórios são espaços arejados e iluminados e com toda a infraestrutura de segurança física, como câmaras de exaustão para gases e kits de primeiros socorros, além de chuveiros de emergência, lava olhos e extintores de incêndio nos corredores, na proporção correta e devidamente sinalizados.

Matriz Curricular

Consulte as disciplinas do curso

Projeto pedagógico do curso

Consulte o projeto pedagógico do curso

Resolução de aprovação da oferta do curso

Consulte a resolução de aprovação da oferta do curso

Projetos de Pesquisa e Extensão

O Câmpus Urupema possui diversos projetos de pesquisa e extensão em andamento, nas áreas de Produção Alimentícia, Fruticultura, Viticultura e Enologia, Propagação de Plantas, entre outros. Os estudantes poderão participar de projetos voltados para diversas áreas, havendo possibilidade de bolsas de pesquisa e extensão.

Certificação

Ao concluir o curso, o estudante receberá o diploma de Técnico em Agricultura.

Contato

Coordenadora: Janice Regina Gmach Bortoli

Fone: (49) 3236-3117
E-mail: agricultura.tec.urp@ifsc.edu.br
Endereço: Rua do Conhecimento, s/n, Urupema - SC, 88625-000

Corpo Docente

Prof. Andre Rodrigues da Costa - Mestre - 40h DE

Prof. Pedro Rates Vieira - Mestre - 40h DE

Prof. Tiago Henrique de Paula Alvarenga - Mestre - 40h DE

Prof. Rogerio de Oliveira Anese - Doutor - 40h DE

Prof. Jailson de Jesus - Doutor - 40h DE

Prof. Janice Regina Gmach Bortoli - Doutor - 40h DE

Prof. Geovani Raulino - Mestre - 40h DE

Prof. Marcos Roberto Dobler Stroschein - Doutor - 40h DE

Prof. Mariana Ferreira Sanches - Doutor - 40h DE

Prof. Letícia Tramontini - Mestre - 40h DE

Página atualizada em: 10/04/2023

Outros câmpus que ofertam o curso

Voltar ao Topo