Tradução e Interpretação de Libras/Português

A pós-graduação em nível de especialização em Tradução e Interpretação de Libras/Português é uma oportunidade para quem deseja se qualificar para a atuação profissional em uma perspectiva bilíngue. Compreender os aspectos históricos, éticos e profissionais do tradutor/intérprete de Libras; conhecer e refletir sobre os fundamentos dos Estudos da Tradução e da Interpretação; aprofundar e discutir conhecimentos na área das Políticas Linguísticas e Públicas e reconhecer e analisar aspectos linguísticos e sociolinguísticos da Libras para a atividade de tradução e interpretação fazem parte dos objetivos do curso, assim como o desenvolvimento de pesquisas qualificadas na área.

Mercado de trabalho

  • Instituições públicas e privadas de educação nos diversos níveis de ensino;

  • Na esfera jurídica, como fóruns de justiça e delegacias;

  • Empresas;

  • Bancos;

  • Contextos culturais e religiosos, como igrejas, museus, teatros, televisão, shows musicais, eventos, palestras e cursos;

  • Na área da saúde, como hospitais, ambulatórios, consultas médicas, internações, atendimento odontológico e psicológico;

  • No setor político, como debates entre candidatos e comícios eleitorais;

  • Produção de materiais didáticos bilíngues;

  • Produção artística e cultural;

  • Acessibilidade à comunicação e informação;

  • Materiais audiovisuais;

  • Provas, processos seletivos e concursos.

Pré-Requisitos

Graduados em quaisquer áreas, proficientes em Libras. O curso é destinado a pessoas ouvintes, sendo que trabalhará a tradução e interpretação nas modalidades viso-espaciais e orais-auditivas das línguas envolvidas.


Câmpus Palhoça Bilíngue

Informações

  • Número de Vagas

    40

  • Carga Horária

    460 horas/aula

  • Turno

    Matutino e Vespertino

  • Duração

    Anual

Infraestrutura

Secretaria: composta por 01 (um) computador conectado à internet e impressora/fotocopiadora para atendimento ao público e 03 (três) computadores para uso dos técnicos educacionais, telefones, ar condicionado e 01 (uma) impressora /fotocopiadora. O espaço possui janelas para adequada ventilação e iluminação natural. A iluminação artificial é composta por luzes frias.

 

Coordenações de curso e chefia de ensino: possuem gabinetes próprios equipados com computadores.

 

Sala de reuniões: equipada com projetor conectado à internet (lousa digital), comporta até 20 pessoas. O espaço possui janelas para adequada ventilação e iluminação natural. A iluminação artificial é composta por luzes frias.

 

Sala de vídeoconferência: possui 58m², quadro branco, 1 (um) computador, projetor e tela para multimídia e acesso à Internet, equipada com televisão LED de 60” equipamento Blu-ray e equipamentos para vídeoconferência. O espaço possui janelas para adequada ventilação e iluminação natural. A iluminação artificial é composta por luzes frias.

 

Sala para docentes: composta por 02 (duas) salas com 58m² contendo cada, uma 20 bancadas próprias de trabalho com computadores, ar condicionado, armários individuais, acesso via rede a equipamento de impressão/fotocopiadora. O espaço possui janelas para adequada ventilação e iluminação natural. A iluminação artificial é composta por luzes frias.

 

    1. Biblioteca

A biblioteca está atualmente estruturada em 79m², possui 4 (quatro) computadores para uso dos servidores, 8 (oito) para uso dos alunos, assim como mesas coletivas.

A biblioteca está aberta nos três turnos de funcionamento do câmpus.

O espaço possui janelas adequadas para ventilação e iluminação natural.

A iluminação artificial é composta por luzes frias.

O acervo bibliográfico específico que atendem os cursos ofertados pelo câmpus: Multimídia e Educação Bilíngue. A biblioteca possui computadores ligados à Internet com acesso ao portal de periódicos da CAPES e ao sistema Sophia Biblioteca. Com o sistema Sophia Biblioteca a comunidade acadêmica pode realizar consultas pela internet do acervo de todas as bibliotecas do IFSC integradas ao sistema.

Os principais serviços oferecidos pela Biblioteca são:

- Consulta local e on-line ao acervo;

- Empréstimo domiciliar;

- Reserva de material local e on-line;

- Renovação de empréstimo local e on-line;

- Levantamento bibliográfico;

- Orientação na normalização de trabalhos acadêmicos;

- Serviços de referência e visitas orientadas;

 

Sala de aula: equipada com ar condicionado, data show, tela para data show, computador, carteiras, rede de internet sem fio.

 

Certificação

Diploma da Habilitação Profissional - Especialista em Tradução e Interpretação de Libras/português (460h e com defesa do TCC)

Certificação intermediária - Aperfeiçoamento em Tradução e Interpretação de Libras/português (360h, sem defesa do TCC)

Contato

marciafelicio@ifsc.edu.br

Corpo Docente

Professora Dra Márcia Dilma Felício

Professora Dra Saionara Figueredo

Professora Dra Silvana Nicoloso

 

Página atualizada em: 13/07/2021

Outros câmpus que ofertam o curso

Voltar ao Topo