Cursos
Clima e ambiente
O objetivo do curso é formar profissionais qualificados para compreender os processos climáticos e interpretar as múltiplas relações entre o clima, os ecossistemas costeiros e seus recursos naturais - sejam bióticos ou abióticos. Ao concluir o curso, o profissional estará apto a abordar os recursos naturais costeiros de forma a contribuir para minimizar os impactos negativos e maximizar os positivos causados por alterações ambientais e variações climáticas de curto, médio e longo prazo.
Mercado de trabalho
- Empresas públicas ou privadas
- ONGs
- Docência
- Pesquisa
Pré-Requisitos
Ser graduado em cursos de nível superior com carga horária mínima de 2400 horas, preferencialmente nas áreas relacionadas às geociências e ciências ambientais.
Como entrar nesse curso?
Câmpus Florianópolis
Informações
-
Número de Vagas
15
-
Carga Horária
450 horas/aula
-
Turno
Matutino ou Vespertino
-
Duração
4 semestres
Infraestrutura
Segue abaixo informações resumidas. Para mais detalhes sobre o Mestrado acesse:
http://meteorologia.florianopolis.ifsc.edu.br/climenv/
Laboratórios de Pesquisa:
- INSTRUMENTAÇÃO METEOROLÓGICA: para atividades de construção, calibração, ajuste e verificação de instrumentos hidro-meteorológicos, agroecológicos e ambientais, tanto convencionais como automáticos. Equipado com:
- Cinco estações automáticas móveis;
- 10 datalogers;
- Cinco sensores de precipitação, temperatura, umidade, pressão e vento;
- Um anemômetro young;
- Uma estação meteorológica completa;
- Uma estação meteorológica automática completa;
- Um veículo Nissan quatro portas cabinet dupla 4x.
Aplicativos Meteorológicos: para pesquisa e desenvolvimento de aplicativos computacionais para pesquisa aplicada à ciências ambientais, físicas e da terra, gerando inovadores produtos tecnológicos e processos de melhoria da pesquisa e previsão de tempo e clima.
- 15 computadores em rede;
- Uma Licença STATISTICA;
- Um Modelo meteorológico regional Weather Research and Forecasting (WRF);
- Um Sistema embarcado 2 Terabytes para rodadas dos modelos NCEP e GFS;
LABORATÓRIO DE ENSINO:
- Ambiente com aparato de rede computacional e lógica;
- 32 computadores em rede com suporte técnico padrão;
- Um quadro branco;
- Um Kit audiovisual e multimídia;
- MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO MECÂMICA E ENSAOIS MECÂMICOS: Ambiente da área de mecânica onde são desenvolvidas atividades de análises de materiais, metalografia e ensaios destrutivos e não destrutivos. A infra-estrutura deste laboratório conta com diversos equipamentos de preparação e análise de amostras e equipamentos de ensaios mecânicos.
- Equipamentos de preparação de amostras: Policorte, Politrizes e Embutidora;
- Microscópio;
- Suporte a análise amostral;
- Kit de ensaios mecânicos;
- PESQUISA E MONITORAMENTO DE ALGAS NOCIVAS E FICOTOXINAS: Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas a Pesca, Aquicultura, e capacitação relacionados com monitoramento ambiental e saúde pública.
- 3- microscópios invertidos, um com epifluorscência;
- 1 cromatógrafo líquido HPLC Marca Shimadzu com detectores de fluoresncência e de fotodiodos;
- 1 sistema de cromatografia líquida de massas LC MS/MS marca Aplyed BIosystem com sistema de armadilha de íons;
- 2 Incubadoras com fotoperíodo e temperatura contraladas;
MARCADORES HISTOLÓGICOS: Desenvolve pesquisas na área de marcadores e histologia.
- Mícrótomo rotativo;
- Balança de precisão;
- Processo de banho-maria histológico;
- Microscópio;
- Capela de extração.
PROCESSOS BIOTECNOLÓGICOS: Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionados ao estudo e produção de biopolímeros, biocombustíveis, biocorantes, biotransformação de efluentes e enzimas aplicadas à biotecnologia.
- Espectrofotômetro UV/VISÍVEL;
- Kit para análise físico-química de águas e efluentes;
- Capela química e microbiológica;
- Estufa microbiológica;
- Banho-maria com sistema de circulação externa de água;
- Auto-clave vertical;
- Agitador orbital termostatizado.
PESCA E AQUICULTURA: Laboratório úmido, para processamento de amostras biológicas, extração, filtração
- 2- balança analítica;
- 1 rotaevaporador;
- 2- sistema de purificação de água;
- 1 sonda multiparâmetro para análise de qualidade de água;
- 3 embarcações de pequeno porte, sendo duas infláveis para 6 ocupantes equipada com sistemas de navegação e motor de 60 hP;
ANÁLISES MULTIDISCIPLINARES: No Câmpus Itajaí, o laboratório visa o desenvolvimento de pesquisas e ensaios práticos relacionados a ecologia.
- 3 microscópios;
- 3 estereomicroscópios binoculares e trinoculares.
ECOTOXICOLOGIA: Situado no Departamento Acadêmico da Construção Civil (DACC) é especializado no emprego de análises ecotoxicológicas de água superficial e subterrânea, efluente diversos e esgoto com a utilização de organismos-teste.
- 1 estufa de incubação microbiológica;
- 2 germinadoras com fotoperíodo e temperatura controlados;
- 1 estufa tipo DBO com temperatura controlada;
- 1 medidor de salinidade da água e de oxigênio dissolvido;
- 3 microscópios.
ESTUDOS AMBIENTAIS: Constitui um ambiente vinculado ao Curso Técnico de Meio Ambiente (DACC - IFSC), nesse laboratório, são desenvolvidas atividades de educação ambiental e de estudos relacionados à poluição marinha por resíduos sólidos (lixo marinho).
Matriz Curricular
Consulte as disciplinas do cursoProjeto pedagógico do curso
Consulte o projeto pedagógico do cursoProjetos de Pesquisa e Extensão
O quadro docente atua em diversos projetos envolvendo instituições públicas e privadas e nacionais e internacionais, dos quais se destacam:
Convênio com Ministério da Pesca a Aquicultura para implantação do LAQUA/Itajaí no âmbito da RENAQUA (Rede Nacional de Laboratórios do Ministério da Pesca e Aquicultura) que é responsável pela realização de testes de diagnóstico de doenças de animais aquáticos e de análises de resíduos e contaminantes nos recursos pesqueiros. Incluem laboratórios públicos considerados laboratórios oficias e poderá incluir também outros laboratórios públicos e privados que forem aprovados pelo MPA para serem credenciados. O LAQUA/Itajaí em conjunto com o laboratório de pesquisas é responsável por analises de toxinas em áreas de aquicultura e trabalha em conjuntos com órgão estaduais e federais além de ser referencia em capacitação profissional.
Participação no projeto “Oceanografia Integrada e Usos Múltiplos da Plataforma Continental e Oceano Adjacente, do Centro de Oceanografia Integrada (COI) - (INCT Mar COI), sediado no Instituto de Oceanografia da Universidade Federal do Rio Grande (IO-FURG)”. O INCT-Mar COI é formado por quase uma centena de pesquisadores distribuídos por 9 (nove) estados brasileiros (RS, SC, PR, SP, RJ, ES, BA, PE e AL), muitos deles já agrupados em suas respectivas áreas do conhecimento, representando grupos de pesquisas brasileiros. O objetivo do INCT Mar COI é implantar e consolidar uma rede de instituições para desenvolverem pesquisas oceanográficas em mar aberto atuando na vanguarda do conhecimento e contribuindo para a formação de recursos humanos, transferência de conhecimento para a sociedade e para a geração de políticas públicas.
Participação na Rede Sul Brasileira de pesquisas sobre mudanças climáticas e prevenção aos desastres naturais, que tem como objetivo principal integrar as atividades de operação e desenvolvimento metodológico das instituições estaduais de meteorologia e pesquisas (SIMEPAR, EPAGRI/CIRAM, FEPAGRO), universidades e institutos vinculados, em mudanças climáticas e desastres naturais através de observações atmosféricas e oceânicas, sensoriamento remoto e modelagem numérica para aprimorar as ações de monitoramento do tempo e previsão de eventos extremos na região Sul do Brasil.
Projeto "Estações GNSS/maregráficas híbridas através da técnica de reflectometria por multicaminho", financiado pelo CNPQ, envolve pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e da Universidade Estadual Paulista, além do Departamento de Ciências do Oceânicas, Terrestres e Atmosféricas da Universidade Old Dominion, (Norfolk/VA – EUA) e do Instituto de Ciências da Terra (Grenoble/Isère, França).
O projeto Estações GNSS/maregráficas híbridas através da técnica de reflectometria por multicaminho" aborda o risco climático ao qual cada cidade costeira brasileira está exposta e além de descrever que seria melhor se houvessem medições do nível médio dos mares densificadas ao longo da costa. Estações maregráficas convencionais são poucas e enfrentam uma série de dificuldades. A Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo (RBMC) de Sistemas Globais de Navegação por Satélite (GNSS) é composta atualmente por cerca de uma centena de estações de rastreio. Existe a possibilidade de utilizar as estações GNSS da RBMC instaladas próximas da costa para realizar o sensoriamento remoto a curta distância, tomando a superfície do mar como alvo refletor. O projeto inova com da hibridização das estações GNSS costeiras, transformando-as em marégrafos alternativos. O projeto tem colaborações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e da Universidade Estadual Paulista, do Departamento de Ciência Oceânicas, Terrestres e Atmosféricas da Universidade Old Dominion, (Norfolk/VA – EUA) e do Instituto de Ciências da Terra (Grenoble/Isère, França).
Para mais informações sobre o Mestrado acesse:
Certificação
Diploma Mestre em Clima e Ambiente - Reconhecido pela CAPES / Geociências.
Contato
E-mail: mestrado.climaeambiente.fln@ifsc.edu.br
Telefone: 4832116022
Endereço:
O Mestrado em Clima e Ambiente é multicâmpus e acontece nos câmpus Florianópolis, Itajaí e Garopaba. As aulas e atividades são concentradas nas quintas e sextas-feiras em período integral.
Para mais informações sobre o Mestrado acesse:
http://meteorologia.florianopolis.ifsc.edu.br/climenv/
Sites dos câmpus:
http://www.florianopolis.ifsc.edu.br/
http://www.itajai.ifsc.edu.br/
http://www.garopaba.ifsc.edu.br/
Corpo Docente
Para mais informações sobre o corpo docente do Mestrado acesse: