Estudantes
Secretaria e Registro Acadêmico
Documentos úteis para matrículas, rematrículas e outros serviços do Registro Acadêmico
A Secretaria Acadêmica é responsável pelo atendimento ao público interno e externo, recebimento e emissão de documentos e outras atividades relacionadas à documentação acadêmica.
O Registro Acadêmico é o setor responsável pelo controle, verificação, registro e arquivamento da documentação dos estudantes desde seu ingresso até a conclusão do curso.
Formulários:
Requerimentos para solicitação de diplomas e certificados:
- Expedição de diplomas e certificados - Cursos Técnicos e FICs
- Expedição de diplomas e certificados - Pós Graduação
- Emissão de certificado de conclusão do Ensino Médio ou Declaração parcial de proficiência - ENEM/ENCCEJA
Requerimentos para solicitação de procedimentos acadêmicos:
- Requerimentos Diversos
- Requerimento para Cancelamento ou Trancamento de Matrícula e para Transferência Externa
- Requerimento para Ajuste de Matrícula
- Requerimento para Saída Antecipada de alunos dos Cursos Integrados (deve ser devidamente justificada dos pais/responsáveis)
- Requerimento para Entrada Tardia de alunos dos Cursos Integrados (deve ser devidamente justificada e ter assinatura dos pais/responsáveis)
Comprovação de vacinação contra a COVID-19:
ANEXO I - Atestado médico indicando a impossibilidade para vacinação
ANEXO III - Termo de Ciência dos riscos para discentes que optam por não se vacinar
ANEXO IV - Termo de Ciência de Regularização da Documentação para discentes
Portal Discente
O Portal Discente no SIGAA é a ferramenta disponível para os alunos consultarem notas e frequências e emitirem boletim, histórico escolar, atestado de matrícula e atestado de frequência.
Pelo Portal os alunos conseguem, também, realizar alguns procedimentos como rematrícula, ajuste de matrícula e cancelamento de unidades curriculares os quais têm prazos estabelecidos no Calendário do Câmpus.
Para acessar é necessário usuário e senha. Tenha esses dados sempre em mãos!
Para ex-aluno que não tem mais acesso ao sistema solicite pelo e-mail secretaria.gaspar@ifsc.edu.br.
Sistema Acadêmico - SIGAA
Confira abaixo os links para acessar instruções e o Sigaa:
Institucional SIGAA: aqui você assiste ao vídeo que explica o que é que como funciona o nosso Sistema Integrado de Gestão de Atvidades Acadêmicas, o Sigaa.
Acesse o SIGAA: aqui você acessa a página para fazer o seu login no sistema.
Tutorial on-line do SIGAA: aprenda como usar as ferramentas do sistema.
Como trocar o e-mail no SIGAA: precisa trocar seu e-mail no Sigaa? Envie um e-mail para secretaria.gaspar@ifsc.edu.br solicitando a troca.
Rematrícula
Saiba como fazer a rematrícula!
Todos os estudantes matriculados nos cursos regulares noturnos do câmpus devem fazer a sua rematrícula online, semestralmente, através do Portal Discente do SIGAA.
Confira AQUI o tutorial para fazer sua rematrícula.
Os prazos para realização da rematrícula estão definidos no Calendário do Câmpus e são divulgados a cada semestre nos murais, site e redes sociais do Câmpus.
Reserva de computador para realização de ANPs
Entenda como reservar um computador do Câmpus para fazer suas atividades
Estudantes poderão agendar a utilização de computadores do laboratório de informática para realizar trabalhos ou pesquisas referentes às Atividades Não Presenciais (ANPs). O espaço tem capacidade para atender até 20 estudantes simultaneamente.
O aluno poderá reservar a utilização do computador por no mínimo duas horas de permanência e máximo de quatro horas por dia. A reserva deve ser feita com antecedência mínima de quatro horas e será permitido apenas um estudante por computador. O serviço será oferecido de segunda a sexta-feira no período da tarde, das 13h30 às 17h30.
O agendamento deve ser feito através deste link. O estudante deve inserir o login e a senha que ele utiliza no Sigaa. Depois, deve selecionar o dia e o intervalo de horas que deseja utilizar o computador. Para conferir o passo a passo para o agendamento, clique aqui.
Contato
Coordenador de Secretaria
Filipe Sautner Bernardes
secretaria.gaspar@ifsc.edu.br
Contatos: (47) 3318 - 3701 (ligações e whatsapp).
E-mail: secretaria.gaspar@ifsc.edu.br
Coordenadora de Registro Acadêmico
Greise Zapella
E-mail: ra.gas@ifsc.edu.br