Participação no Fórum de Dirigentes de Ensino

Nesta semana participei do Fórum de Dirigentes de Ensino (FDE), ligado ao Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e que reúne os pró-reitores de ensino dos institutos federais de todo o Brasil. O evento ocorreu de 26 a 29 de abril no Instituto Federal de Bahia, em Salvador.



Entre os assuntos debatidos estão a portaria 983/2021, a adesão ou não ao Programa Qualifica Mais, os processos de certificação do ensino médio integrado, as dificuldades da rede com o preenchimento de vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e com o processo de contratação de profissionais técnicos especializados para a educação especial. O encontro também permitiu o debate e a reorganização de grupos de trabalho (GT) no âmbito do FDE, visando o aprofundamento sobre temas como permanência e êxito, Educação de Jovens e Adultos (EJA), formação de professores, ingresso e inclusão. Minha participação será no GT dedicado às políticas de acesso, permanência e êxito na rede federal.

É importante ressaltar que a participação no FDE é extremamente estratégica para a compreensão dos grandes debates realizados na rede federal, para a troca de experiências entre os pró-reitores e pró-reitoras e para a articulação dos dirigentes de ensino. Um dos marcos deste encontro realizado em Salvador também foi o diálogo do FDE com os fóruns de pró-reitores de extensão e de pesquisa, tratando de temas comuns aos três fóruns da rede federal.  

 
Jesué Graciliano da Silva | Prodin
Mensagens: 15
Estrelas: 0
Data: 17/02/23
Valter Vander de Oliveira | Proex
Mensagens: 10
Estrelas: 0
Data: 21/12/22
Andréa Martins Andujar | Diretoria Executiva
Mensagens: 12
Estrelas: 0
Data: 19/12/22
Flavia Maia Moreira | Proppi
Mensagens: 6
Estrelas: 0
Data: 16/12/22
Maurício Gariba Júnior | Reitor do IFSC
Mensagens: 9
Estrelas: 0
Data: 15/12/22
Adriano Larentes | Proen
Mensagens: 15
Estrelas: 0
Data: 15/12/22
Aloisio da Silva Junior | Proad
Mensagens: 3
Estrelas: 0
Data: 02/05/22