Vagas Remanescentes

Entenda como funciona o preenchimento dessas vagas

As vagas remanescentes são vagas que sobram de um processo seletivo regular e que são disponibilizadas novamente com procedimentos de seleção simplificados que variam de acordo com o tipo de curso. 

Não é preciso ter participado do processo seletivo regular para concorrer às vagas remanescentes. Qualquer pessoa pode se candidatar desde que atenda aos pré-requisitos do curso.

Cursos técnicos

É publicado um edital específico com as regras de preenchimento das vagas remanescentes. A partir da publicação do edital, o preenchimento das vagas é por ordem de inscrição no formulário eletrônico disponibilizado no edital. 

Conheça os tipos de cursos técnicos ofertados pelo IFSC

O candidato deve atender apenas ao requisito de escolaridade para ingresso no curso que deseja, sendo eles: 

Cursos de graduação

É publicado um edital semestral composto por todos os cursos de graduação apenas para inscrição em um Cadastro de Reserva, sem oferta de vagas. Os candidatos que se inscreverem por este edital podem ser chamados caso as listas de espera do processo do vestibular e do Sistema de Seleção Unificado (SiSU) esgotem e ainda existam vagas ociosas.

A classificação será por análise do histórico escolar, considerando a média simples das notas de Português e Matemática do último ano/semestre do ensino médio do candidato. É possível participar desse edital independentemente da idade ou de quando os estudos foram finalizados.

Conheça os cursos de graduação do IFSC

Cursos de qualificação profissional e idiomas

As vagas remanescentes dos cursos de qualificação profissional e idiomas não são publicadas em edital específico, mas sim divulgadas de forma contínua em uma tabela disponibilizada no Portal do IFSC sempre que há novas vagas disponíveis. 

Entenda como funciona um curso de qualificação profissional do IFSC 

O preenchimento das vagas é por ordem de inscrição no formulário eletrônico disponibilizado na própria tabela. O candidato deve atender aos pré-requisitos de idade, escolaridade, formação e/ou experiência estipulados para cada curso e apresentados na tabela.

Veja aqui as vagas remanescentes disponíveis no momento em cursos de qualificação profissional e idiomas

Cursos de pós-graduação

Quando há vagas remanescentes para cursos de pós-graduação é feito um adendo ao edital de oferta regular e o edital é republicado na página de editais do IFSC com destaque para essa informação. O procedimento de preenchimento e os requisitos são informados neste mesmo adendo ao final do edital, mas usualmente as vagas são preenchidas por ordem de inscrição.

Conheça os cursos de pós-graduação oferecidos pelo IFSC

Vagas abertas

A divulgação de vagas remanescentes é feita conforme há vagas disponíveis. A orientação de como se inscrever consta no edital.

Para saber se há vagas remanescentes abertas, acesse a página de editais abertos.

No caso dos cursos de qualificação e idiomas, clique aqui e veja as vagas disponíveis neste momento e como se inscrever.

Resultados

O resultado das vagas remanescentes pode ser conferido nesta página de resultados.

Voltar ao Topo