Regras para acesso e permanência nos prédios do IFSC

Veja abaixo as medidas que devem ser adotadas por toda a comunidade acadêmica para evitar o contágio pelo novo coronavírus nas dependências do IFSC.

Vacinação contra a Covid-19

Para servidores do IFSC, trabalhadores terceirizados e estagiários, a entrada e a circulação nas dependências do IFSC só serão permitidas com a comprovação de vacinação contra a Covid-19 ou resultado negativo de teste RT-PCR ou antígeno, apresentado a cada cinco dias úteis.

Clique aqui para saber mais

A exigência de comprovante de vacinação para os estudantes do IFSC também já foi aprovada.

Clique aqui para ver as normas

Acesso aos prédios

Para acessar os prédios do IFSC, é necessário seguir uma série de protocolos que garantam a segurança sanitária para evitar que pessoas possivelmente contaminadas circulem nesses espaços.

Veja abaixo quais as medidas necessárias para todas as pessoas que precisarem acessar algum de nossos prédios:

1. A utilização da máscara é obrigatória quando o nível de risco na cidade do câmpus estiver alto, ou seja, com incidência de mais de 200 casos por 100.000 habitantes;
  2. Não apresentar sintomas respiratórios;
  3. Higienizar as mãos sempre que possível;
  4. Respeitar o protocolo sanitário do IFSC, que pode ser lido na íntegra na Política de Segurança Sanitária.

No caso de identificação de pessoa com possíveis sintomas de Covid-19, esta não poderá acessar o prédio e será encaminhada para o espaço destinado a esse atendimento no câmpus.

Permanência nos prédios

A realização de qualquer atividade presencial nos câmpus e na Reitoria do IFSC deverá observar uma série de procedimentos para evitar o contágio pelo coronavírus.

Veja abaixo quais são eles:

Protocolos biossanitários para atividades presenciais

1) Ventilação natural: todos os ambientes (de trabalho e acadêmicos) devem estar bem ventilados, com janelas e portas abertas, evitando-se o uso do ar condicionado. Quando for extremamente necessária a utilização de ar-condicionado, deverá ser evitada a recirculação do ar e reduzido o número de pessoas no ambiente.

2) Higienização regular e constante de superfícies e objetos: mesas, computadores, objetos de trabalho e de uso pessoal habitual devem ser higienizados regularmente, assim como superfícies estratégicas em áreas de uso comum como elevadores, corrimões, maçanetas, bebedouros, pias, lavabos. É recomendável que os próprios usuários dos materiais das estações de trabalho ou bancadas de estudo habituem-se a higienizar os objetos e superfícies. Os materiais necessários (água, sabão, álcool, entre outros) deverão estar sempre disponíveis e acessíveis a todos.

3) Descarte correto de itens não reutilizáveis: equipamentos de proteção individual (EPI) não descartáveis, como máscaras e luvas, devem ser depositados em lixeiras exclusivas para esse fim.

4) Otimização do uso de elevadores: esses equipamentos deverão ter uso prioritário por pessoas com dificuldades de deslocamento e, quando for necessário seu uso, recomenda-se a utilização de apenas uma pessoa por vez.

5) Disponibilização de informações relevantes e práticas nos espaços comuns: a Política de Segurança Sanitária recomenda que os ambientes institucionais disponibilizem materiais informativos, em especial na forma de cartazes, sobre as características da Covid-19 (sintomas, formas de contágio e prevenção) e a higienização correta das mãos. Também deve haver, em cada ambiente, informação sobre a capacidade máxima de ocupação.

Medidas individuais

Além das medidas que devem ser tomadas pela instituição, é de responsabilidade de todas as pessoas que circularem no IFSC a adoção de boas práticas para minimizar a possibilidade de contágio.

Veja abaixo que medidas você pode tomar individualmente:

1) Manter distanciamento físico sempre que possível;

2) Lave com frequência as mãos com água e sabão. Ou, alternativamente, higienize-as regularmente com álcool gel 70%;

3) Utilize máscaras de proteção facial de forma correta, cobrindo nariz e a boca e ajustada ao seu rosto, especialmente quando estiver em locais fechados com muitas pessoas ou se apresentar algum sintoma;

4) Ao tossir ou espirrar, cubra o nariz e a boca com lenço de papel, descartando o lenço imediatamente em lixeira apropriada;

5) Evite tocar o rosto com as mãos sem que elas estejam devidamente higienizadas;

6) Não compartilhe objetos pessoais (canecas, copos, canetas);

7) Evite situações de aglomeração tanto nas dependências do IFSC quanto fora;

8) Nas atividades administrativas e acadêmicas, dê prioridade a reuniões e encontros virtuais;

9) Não adote comportamentos sociais como apertos de mão, abraços, beijos;

10) Informe a comunidade acadêmica a respeito dos procedimentos em caso de suspeita de Covid-19.