Programas de Pesquisa

Conheça os programas de pesquisa dos quais o IFSC faz parte

PIPCIT

O Programa Institucional de Incentivo à Produção Científica e Inovação Tecnológica (PIPCIT) está focado no apoio aos alunos, professores e técnicos-administrativos do IFSC interessados no desenvolvimento de produção científica e de inovação tecnológica.

Esse incentivo, com recursos próprios do IFSC, visa à ampliação da participação de servidores e alunos nas atividades científica, tecnológica e artístico-cultural, consolidando a posição da instituição junto à sociedade acadêmica e científica, tanto no âmbito catarinense como no nacional.

PIBITI/CNPq

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) foi criado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) com o objetivo de estimular estudantes do ensino superior ao desenvolvimento e transferência de novas tecnologias e inovação.

Conheça o PIBITI 

PIBIC/CNPq e PIBIC -Af/CNPq

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) tem como objetivo apoiar a política de iniciação científica desenvolvida na Instituição, por meio da concessão de bolsas a estudantes de graduação integrados na pesquisa científica, sendo algumas específicas àqueles que ingressaram por meio de ações afirmativas (PIBIC-Af).

Conheça o PIBIC

PIBIC EM/CNPq

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC EM) é voltado a estudantes do ensino médio (ensino médio técnico, técnico concomitante e técnico pós-médio). Visa fortalecer o processo de disseminação das informações e conhecimentos científicos e tecnológicos básicos e desenvolver atitudes, habilidades e valores necessários à educação científica e tecnológica dos estudantes.

Conheça o PIBIC EM

CNPq

PROPPI/DAE

O programa de apoio ao desenvolvimento de projetos que contemplem a pesquisa como princípio educativo é voltado a alunos com Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) válido e visa conceder apoio financeiro e bolsas para projetos que atendam a essas finalidades. As atividades de pesquisa estão presentes em todas as ofertas de cursos do IFSC. Seja nos espaços produtores de saberes, como laboratórios, salas de aula, bibliotecas, seja na frequência nas Unidades Curriculares e Estágios, na produção dos Projetos Integradores e/ou na participação nos projetos de Iniciação Científica, o educando vê-se instigado a analisar, questionar, criticar, buscar soluções e alternativas para as questões que se apresentam.Tais atividades são de importância estratégica para a integração ensino-pesquisa-extensão por oportunizar aos alunos a produção de novos conhecimentos e sua aplicação, sendo muitos deles de interesse da comunidade onde estão inseridos.

Conheça o PROPPI/DAE
 

Voltar ao Topo