Mobilidade virtual na Espanha

BLOG DOS INTERCAMBISTAS Data de Publicação: 08 nov 2022 10:54 Data de Atualização: 08 nov 2022 11:13

Hoje o relato é da nossa estudante Marcella Ferreira, de 27 anos, que foi selecionada no edital de mobilidade virtual e está cursando disciplinas on-line na Universidad de Deusto na Espanha. Ela é nossa egressa no curso técnico subsequente em Guia de Turismo Regional SC pelo Câmpus Florianópolis-Continente e atualmente está cursando graduação em licenciatura em Química no Câmpus São José

Leiam abaixo como está sendo a sua experiência:

---------------------------------------------------------------------------------------------------

Me inscrever para o intercâmbio virtual foi uma das melhores coisas que fiz esse ano. Estudar na Universidad de Deusto, mesmo sendo de forma on-line, sem dúvida está sendo uma experiência incrível. Os cursos são voltados para a área de gestão e administração de empresas, direito, negócios, etc, o que é totalmente fora da minha zona de conforto. Essa foi minha maior dificuldade no início, porque eu sabia pouco ou quase nada sobre os temas, mas isso é muito bom porque também está me fazendo aprender muito.

Dos cursos que estavam disponíveis, escolhi “International Business in a Post-covid19 World”   e “Dirección Estratégica”. A língua estrangeira também foi um desafio. Inglês eu já sabia muita coisa, mas não tinha prática de conversação, e espanhol eu já domino bem, o que foi mais tranquilo. Em nenhum momento me senti desamparada ou perdida. Os professores sempre explicam tudo muito bem, disponibilizam horários depois da aula e até o e-mail para tirar dúvidas e, mesmo sendo virtual, eles transformam os encontros síncronos no mais perto possível de um intercâmbio presencial – como, por exemplo, pedir para manter as câmeras ligadas o tempo todo, participação em aula, trabalhos em grupo, dinâmicas nas videochamadas, alguns jogos online.

Em uma das disciplinas, também converso muito com a professora antes da aula e aprendi muito com a experiência dela. Uma das coisas que eu mais gostei também foi de poder interagir com pessoas de vários lugares do Brasil e principalmente do mundo. Fiz amizades com pessoas do Peru, México, Finlândia, Irlanda e do Brasil também e é muito legal essa interculturalidade.

Após algumas semanas de aula, eu estou percebendo uma considerável melhora principalmente no inglês. Também não posso deixar de mencionar que, dentro da Universidad de Deusto, tem outros programas e atividades (presenciais) e também online. A forma online, da qual estou participando, é através do Virtual Buddy, em que somos divididos em grupos e temos uma série de atividades mensais para que possamos nos conhecer e ter mais contato com alunos que estudam presencialmente em Bilbao.

Eu não tenho absolutamente nada de negativo a declarar. Inclusive, um dos meus sonhos atuais é conhecer Deusto pessoalmente e ver os meus professores de lá ao vivo! Estou amando muito essa experiência e essa Universidade e me deu mais vontade ainda de fazer um intercâmbio presencial um dia! Apenas, se tiverem oportunidade, se inscrevam, seja presencial ou virtual. É uma experiência única e maravilhosa que marca pra sempre!

BLOG DOS INTERCAMBISTAS