Propicie: dúvidas frequentes

BLOG DOS INTERCAMBISTAS Data de Publicação: 06 jun 2022 09:32 Data de Atualização: 08 jun 2022 11:20

Conforme já divulgamos no nosso Portal e nas nossas mídias sociais, estamos com inscrições abertas para a 18ª Propicie, um dos nossos programas de intercâmbio. Estamos muito felizes de, depois de dois anos, podemos retornar este programa que já possibitou que centenas de alunos do IFSC tivessem uma experiência de pesquisa e aprendizado internacionais.

As inscrições estão abertas até 15 de junho. Para ajudar os estudantes que sonham em participar de um intercâmbio, organizamos neste post as principais dúvidas que recebemos sobre o Propicie. Vejam se vocês cumprem os pré-requisitos necessários do edital e participem!

---------------------------------------------------------------

O que é o Propicie?
Propicie é o Programa de Intercâmbio Internacional para Estudantes do IFSC que existe desde 2010 e já levou, a mais de 300 alunos, a oportunidade de participar de um projeto de pesquisa em uma instituição estrangeira.

No Propicie, o aluno estuda em uma instituição estrangeira?
Pelo Propicie, o aluno do IFSC não irá assistir às aulas de um curso no exterior, mas sim participará de um projeto de pesquisa já em andamento na instituição estrangeira. Portanto, o estudante irá integrar uma equipe de pesquisa pré-existente.

Quem pode participar?
Os critérios de seleção podem variar de uma edição para outra, pois também dependem das exigências dos projetos ofertados pelas instituições parceiras no exterior. Normalmente, podem se inscrever no programa alunos que estiverem regularmente matriculados em um curso técnico ou de graduação no IFSC - observados os respectivos pré-requisitos. Nesta 18ª edição, que está com inscrições abertas, podem participar estudantes de nível superior (graduação) e estudantes de nível técnico, desde que seu curso tenha duração maior que um ano.

Preciso saber falar outro idioma para me inscrever?
Sim, é necessário possuir nível B1 de proficiência em língua inglesa, de acordo com o Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas. Conforme o edital desta 18ª edição, a avaliação da proficiência na língua inglesa será determinada de acordo com o desempenho do candidato em entrevista de proficiência do idioma, a qual será realizada por uma banca formada por um membro da Assessoria de Relações Externas e Assuntos Internacionais (Arexi) e um membro da Comissão Gestora do Edital IFSC/GAB nº 05/2022 – PROPICIE 18, ambos proficientes na língua inglesa. A entrevista terá a duração de até 15 minutos.

Para quais países posso ir pelo Propicie?
O IFSC possui acordo com instituições de diversos países. Para o edital que está com inscrições abertas no momento, os destinos são Portugal, Alemanha, Espanha e Finlândia.

Preciso falar inglês mesmo se estiver me inscrevendo para uma vaga em Portugal?
Sim, pois os projetos são destinados a alunos intercambistas e baseiam-se na língua inglesa. Na Alemanha, Finlândia e Espanha, a língua utilizada durante as interações acadêmicas também será o inglês.

Preciso de um atestado de proficiência do inglês ao realizar a inscrição?
Não, pois a aferição de proficiência dos candidatos será feita unicamente por meio de entrevistas. 

Quais as instituições que participam do Propicie?
Em Portugal, temos o Instituto Politécnico de Bragança, o Instituto Politécnico de Beja, o Instituto Politécnico de Setúbal e o Instituto Politécnico do Porto. Na Espanha, temos a Universidade de Deusto e, na Finlândia as atividades acontecerão na Universidade de Ciências Aplicadas HAMK. Por fim, na Alemanha, participam do nosso programa a Universidade de Ciências Aplicadas de Neubrandenburg e a Universidade de Ciências Aplicadas de Schmalkalden.

Posso escolher o projeto de pesquisa que quero participar?
Sim, a escolha do projeto é um requisito para a inscrição. A escolha precisa ser feita no Formulário de Inscrição, respeitando o seu nível de ensino (se técnico ou se superior), com a indicação do Código do projeto escolhido (conforme consta nos Anexos IA ou IB do edital).

O IFSC oferece auxílio financeiro para quem for selecionado?
Nesta edição, haverá oferta de cinco bolsas de auxílio financeiro. Além disso, há a possibilidade de sete vagas para alunos que quiserem realizar a mobilidade mesmo que não tenham sido contemplados com a bolsa. 

A instituição estrangeira oferece moradia aos intercambistas?
Não, a hospedagem deverá ser custeada pelo próprio aluno e/ou com recursos do auxílio financeiro fornecido pelo IFSC (no caso dos candidatos contemplados com as bolsas).

Quando abrem as inscrições?
Em função da pandemia, o programa esteve suspenso por dois anos e, agora, está com inscrições abertas até 15 de junho para sua 18ª edição. Saiba mais aqui.

Como posso me inscrever?
A inscrição deve ser feita unicamente por meio do Formulário de Inscrição, no qual o estudante deverá anexar todos os documentos requisitados no item 5.6 do Edital.

Fui selecionado e não sei como procurar uma hospedagem em outro país. O que devo fazer?
A Assessoria de Relações Externas e Assuntos Internacionais do IFSC (Arexi) tem algumas informações sobre hospedagem, restaurante universitário e afins nas instituições, que serão repassadas diretamente para os alunos selecionados quando essa etapa chegar.

O IFSC compra minhas passagens aéreas?
Não. O estudante contemplado fica responsável pela compra das passagens, bem como pela administração do valor recebido para arcar com as demais despesas (no caso dos candidatos contemplados com as bolsas).

Se eu for selecionado, quando devo embarcar?
O prazo máximo para os estudantes contemplados se apresentarem presencialmente nas instituições parceiras no exterior é entre a segunda semana de setembro e a primeira semana de outubro, a depender do projeto escolhido.

Qual a duração do Propicie?
Cerca de três meses

Enquanto estiver fazendo intercâmbio, como ficam minhas aulas do IFSC?
A situação acadêmica do estudante deverá ser tratada diretamente com a coordenação de curso e o setor de Registro Acadêmico do câmpus. Em qualquer caso, a matrícula junto ao IFSC não é trancada, visto que uma das exigências do intercâmbio é que o estudante mantenha  o seu vínculo com o IFSC.

Preciso enviar algum relatório enquanto estiver fazendo intercâmbio?
Sim. A equipe da Arexi solicitará mensalmente um relatório parcial  das experiências e um relatório completo após o término do intercâmbio. Inclusive, muitos destes relatórios viram posts aqui deste Blog dos Intercambistas.

Preciso fazer algum seguro-saúde?
Sim e a contratação é de responsabilidade do estudante.

Preciso de visto para viajar?
Para viagens de até 90 dias, que é o período de duração do Propicie, o visto estudantil não é necessário para os países de destino da 18ª edição do Propicie. Mas atenção: é preciso ter passaporte. Então, quem ainda não tem e vai se candidatar às vagas já deve providenciar Os estudantes selecionados para esta edição do Propicie somente poderão realizar a viagem de intercâmbio portando passaporte válido até, pelo menos, maio/2023. Veja como obter passaporte no site do Governo Federal.

Como posso saber mais sobre a experiência de quem já participou do Propicie?
Produzimos a reportagem abaixo com uma turma de alunos que participou do programa em 2019:


Temos outras reportagens em vídeo no nosso canal do YouTube na playlist Pelo Mundo. Além disso, aqui no Blog dos Intercambistas, temos vários relatos de estudantes que participaram no programa. Temos ainda a gravação de uma live que fizemos com alguns dos nossos intercambistas.

Ainda tenho dúvida. Como posso esclarecer?
Leia com muita atenção o edital e, se precisar, envie e-mail para arexi@ifsc.edu.br. A Arexi também organizou uma live para apresentar o programa e tirar dúvidas sobre esta edição. Dois intercambistas também falaram sobre sua experiência. Assista à gravação:

 

BLOG DOS INTERCAMBISTAS