Pesquisa e Extensão

Para quem quer ir além da sala de aula

O IFSC conta com programas que buscam fomentar as atividades de Pesquisa e Extensão, articuladas ao Ensino, de maneira a contribuir com o desenvolvimento social das regiões em que os câmpus estão instalados. Nossos estudantes podem desenvolver projetos como bolsistas, participar de eventos e capacitações e receber incentivos para desenvolver suas próprias ideias.  Procure seus professores ou a coordenação do seu curso para mais informações e veja alguns das oportunidades oferecidas abaixo.

E se quiser ficar por dentro de eventos e cursos gratuitos do IFSC oferecidos por meio de projetos de extensão, acesse nosso Sistema Integrado de Gestão.

EDITAL 40/2022/PROPPI Seleção de Estudantes para Bolsas de Estudo para Execução do Projeto “Arranjo NIT Meridional”, contemplado no Edital SETEC/MEC No 76/2022

Seleção de estudantes para bolsas de estudo para execução do Projeto "Arranjo NIT Meridional", contemplado no Edital SETEC/MEC no 76/2022 - Eixo II.

Edital retificado II (retificado em 26/01/2023)
Retificação da divulgação das entrevistas para o Edital nº40/PROPPI/2022 - Área de Tecnologia
Resultado Preliminar - Área de Tecnologia

Resultado Final - Área de Tecnologia


Divulgação das entrevistas para o Edital nº40/PROPPI/2022 - Área Administrativa
Resultado Preliminar - Área Administrativa

Resultado Final - Área Administrativa

Protagonismo Discente

O edital visa apoiar o protagonismo discente por meio da realização de atividades de extensão do tipo “projeto”, os quais, atreladas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, visam atender a demandas específicas das comunidades do entorno do IFSC e contribuir com a formação técnica e cidadã de discentes extensionistas. 

Edital PROEX nº12/2022 (retificado em 27/07/2022)
Resultado final (retificado em 27/07/2022)

Edital nº 35/2022/PROPPI - Seleção de discentes pesquisadores bolsistas para Curso de Formação para a Iniciação Científica

O presente edital tem por objetivo geral selecionar 26 (vinte e seis) discentes pesquisadores bolsistas de pesquisa para participarem de curso de formação para a Iniciação Científica. É requisito de inscrição estar vinculado ao edital 01/2022/PROPPI - PIBIC-EM, na condição de discente pesquisador bolsista.

EDITAL retificado 21/10/2022
RESULTADO retificado 11/10/2022
Formulário para formalizar cancelamento do curso (aberto entre os dias 01 e 12 de cada mês)
Termo de cancelamento

Chamada interna para artigos do 40º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul

O edital visa selecionar artigos científicos para representar o IFSC no 40º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (SEURS), organizado pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). O evento ocorre entre 23 e 25 de novembro de 2022, com atividades remotas e transmissão pelo Youtube. 

O SEURS tem como objetivos promover, discutir e disseminar a extensão universitária, por meio do intercâmbio entre as Instituições Públicas de Ensino Superior do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul; estimular o diálogo interinstitucional e a troca de experiências entre  extensionistas e destes com a comunidade e fortalecer a prática extensionista.

Edital Proex 18/2022 (retificado em 08/08/2022)

Edital 31/2022/PROEN-DIREN/PROPPI-DPPG

O edital tem por objetivo promover o desenvolvimento de projetos de pesquisa e/ou inovação na perspectiva da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, voltados à Educação de Jovens e Adultos, cujos objetos de pesquisa sejam: Mobilização, Formação continuada, Cursos de Ensino Fundamental ou Médio Integrado à Qualificação Profissional, Produção de Material Didático, Monitoramento da Permanência, Encontro Regional, ou seja, estudos que estejam vinculados ao Projeto Básico para Desenvolvimento de Ações para Implementação da Política de Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional (Projeto EJA-EPT). Há a disponibilização de bolsas discentes de pesquisa para os projetos selecionados. 

Edital 31/2022/PROEN-DIREN/PROPPI-DPPG - retificado 23/09/2022
Resultado parcial
Resultado final - Etapa 1
Resultado parcial - Etapa 2
Resultado final
Formulário Limesurvey para cancelamento e substituição de bolsistas - aberto entre os dias 01 a 12 de cada mês

Editais do Polo de Inovação Embrapii do IFSC

O Polo Embrapii IFSC (PE-IFSC) está instalado no Câmpus Florianópolis e constitui-se em um polo de pesquisa e inovação em Sistemas Inteligentes de Energia, vinculado à Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).

Editais encerrados

Veja editais e demais informações de processos já encerrados.

Voltar ao Topo