CNPq lança 20ª edição do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica

EVENTOS Data de Publicação: 15 fev 2023 17:55 Data de Atualização: 15 fev 2023 18:31

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) abriu as inscrições para a 20ª edição do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica. O Prêmio conta com a parceria da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O objetivo é estimular bolsistas de Iniciação Científica (IC) e de Iniciação Tecnológica (IT), cujos relatórios finais se destacam pela relevância e qualidade, e as instituições que contribuíram para alcançar os objetivos do programa.

Nesta edição, o Prêmio conta com uma nova categoria, o de Bolsista de Iniciação Científica Júnior e um aumento no valor da premiação das categorias Bolsistas de Iniciação Científica e Bolsista de Iniciação Tecnológica, passando de R$ 7 mil para R$ 10 mil.

Para cada uma das categorias - Bolsista de Iniciação Científica, Bolsista de Iniciação Tecnológica e Bolsista de Iniciação Científica Júnior, serão premiados até três bolsistas, sendo um para cada grande área do conhecimento - Ciências da Vida; Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; e Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes.

Os bolsistas vencedores das categorias Bolsistas de Iniciação Científica e Bolsista de Iniciação Tecnológica receberão R$ 10 mil em dinheiro, bolsas de mestrado ou de doutorado e diploma. Já os vencedores da categoria Bolsista de Iniciação Científica Júnior, receberão R$ 5 mil e diploma além de bolsas de Iniciação Científica ou Iniciação Tecnológica.

As inscrições das instituições do PIBIC para concorrer na categoria Mérito Institucional serão automáticas, desde que apresentem bolsistas do PIBIC, PIBIC AF ou oriundos de quota do pesquisador, inscritos na categoria Bolsista de Iniciação Científica.

Para submeter as propostas, as coordenações dos Programas Institucionais de Iniciação Científica e Tecnológica (PIBIC, PIBITI, PIBIC-Af e PIBIC-EM) das universidades e das instituições de pesquisa, devem encaminhar ao CNPq, por e-mail, até o dia 29 de março de 2023, os melhores relatórios, classificados ou premiados pelo comitê interno ou externo nas jornadas, salões ou seminários, realizados ao longo do 2º semestre de 2022.

Todos os premiados e o representante da instituição agraciada com o Mérito Institucional receberão passagens aéreas e diárias para participar da 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será realizada de 23 a 29 de julho de 2023 na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba.

O resultado será divulgado pelo CNPq até 30 de junho de 2023.

Para mais informações, acesse a página do Prêmio.