Egressa do Câmpus Lages tem artigo publicado em revista de Administração

CÂMPUS LAGES Data de Publicação: 03 jan 2023 13:41 Data de Atualização: 03 jan 2023 13:45

Uma egressa da pós-graduação em Marketing do Câmpus Lages do IFSC teve artigo publicado na última edição da Revista Produção e Desenvolvimento, do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet-RJ). Anahi Macario de Eveche publicou em conjunto com a professora Mônica Maria Liberato o artigo intitulado "O comportamento do consumidor de vinho da Serra Catarinense", submetido em 6 de dezembro de 2022 e publicado dia 30 do mesmo mês.

O artigo deriva do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da aluna, que concluiu o curso de especialização em Marketing oferecido pelo Câmpus Lages do IFSC em fevereiro de 2022. "A professora Mônica me incentivou a submeter o artigo. Fiquei feliz com o aceite e a publicação", comemora Anahi.

O artigo visa compreender o comportamento dos consumidores de vinhos da região da Serra Catarinense. Foi aplicado um questionário online elaborado na plataforma Google Forms, composto por 20 questões (sete questões para caracterização da amostra, quatro questões para comportamento do consumidor e nove questões para características de consumo). Os resultados mostram que a proporção de inquiridos do sexo feminino e masculino é semelhante, o poder de compra dos inquiridos é elevado face ao salário mínimo do país, a formação acadêmica é elevada, a maioria tem licenciatura e/ou pós- graduação, o consumo mensal de vinho é de 1 a 5 garrafas, possuem nível médio de conhecimento e o atributo mais importante na hora da compra foi aroma, textura e sabor, seguido de preço e promoção.

A professora Mônica, da área de administração, ressalta a importância da publicação para os setor produtivo, bem como para a formação acadêmica. "Para o setor contribui com dados e o setor pode utilizá-los em seus diagnósticos. A partir daí, os produtores e empresários podem organizar melhor suas estratégias. Para a aluna, creio que ajuda com crescimento acadêmico e prático, visto que a pós-graduação em Marketing do IFSC tem o objetivo de qualificar os alunos para o mercado de trabalho na área em empresas de todos os segmentos", completa a professora.

Para Anahi, a experiência é muito válida, pois o trabalho de conclusão de curso não ficará apenas no acervo da biblioteca e poderá servir para futuras pesquisas sobre o tema. "Algumas empresas se interessaram pela pesquisa, pois os dados coletados ajudam a compreender o consumo de vinho. Não há muitos profissionais na região dedicados à pesquisa, isso abre a oportunidade de atuar no mercado profissionalmente na área de comportamento do consumidor. Agradeço a professora Mônica, que me incentivou desde o começo e esteve à disposição em todas as etapas do artigo", completa a aluna.

Para acessar o artigo completo, clique aqui.

CÂMPUS LAGES PESQUISA