EVENTOS Data de Publicação: 30 nov 2022 13:30 Data de Atualização: 02 dez 2022 07:04
Dois artigos do Câmpus Caçador foram premiados no 11º Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense (SICT-Sul), realizado entre 16 e 18 de novembro no Câmpus Sombrio do Instituto Federal Catarinense (IFC).
Os premiados foram os artigos “SIM2LOG: Simulador de logs artificiais para mineração de processos”, de Jair José Ferronato e Edson Emilio Scalabrin, que venceu a categoria Melhor artigo em Ciência da Computação; e “Empreendedorismo social na Vila Usina”, de Sibeli Paulon Ferronato, ganhador da categoria Melhor Artigo na Área de Gestão.
O trabalho dos professores Jair Ferronato e Edson Scalabrin trata da construção de um protótipo para gerar logs de eventos de processos artificiais, chamado SIM2Log. “A metodologia utilizada permite, a partir da leitura de um arquivo de logs, identificar o modelo do processo conforme o rastreamento de eventos e gerar automaticamente o modelo de simulação que representa o processo de negócio”, explica Jair.
Já o projeto de extensão liderado pela professora Sibeli Ferronato envolveu uma ação de empreendedorismo social na localidade de Vila Usina, em Caçador, com a participação de estudantes dos cursos superiores de Engenharia de Produção e Sistemas de Informação. “Incentivar atividades de extensão aos cursos superiores noturnos é um desafio muito grande. Nesta turma, o desafio maior foi conectar dois cursos diferentes e uma realidade distante da vivência dos estudantes. Com apoio do IFSC, desde os coordenadores do curso, da assistente social, da coordenação de extensão, da direção do câmpus e da direção de extensão do IFSC, conseguimos realizar a ação de empreendedorismo social. O impacto e a transformação social são resultados a longo prazo, mas é necessário iniciar”, observa Sibeli.