Viticultura e Enologia

O tecnólogo em Viticultura e Enologia atua na produção vinícola e diversos setores da indústria de vinhos. Esse profissional é habilitado para planejar, gerenciar, implantar e avaliar todas as etapas de produção, desde a escolha das cepas de uva, plantio, colheita, processamento, fermentação, envase, armazenagem e comercialização, até a degustação e atividades de sommelier. Também são atribuições desse profissional a análise sensorial, o controle de qualidade, a supervisão dos processos de produção e conservação, as atividades de controle ambiental e a cultura do vinho e dos espumantes.

Mercado de trabalho

  • Produção de uva, o que engloba o planejamento, a implantação e o cultivo da uva
  • Atuação em vinícolas: elaboração do vinho, tanto sua operacionalização, como gestão e controle de qualidade
  • Comercialização dos produtos originados na cadeia vitivinícola
  • Desenvolvimento do turismo originado pela produção de vinho (enoturismo)
  • Atuação como sommelier em restaurantes, bares e outros estabelecimentos alimentares e de lazer

Pré-Requisitos

Para ingressar no Curso Superior de Tecnologia em Viticultura e Enologia, o estudante deve ter o Ensino Médio completo.


Como entrar nesse curso?

Câmpus Urupema

Informações

  • Número de Vagas

    25

  • Carga Horária

    3000 horas/aula

  • Turno

    Vespertino

  • Duração

    7 semestres

Infraestrutura

O Câmpus Urupema possui adequada infraestrutura para realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão, sendo dois prédios divididos em seis salas de aula, 10 laboratórios, uma biblioteca, área de integração e setores administrativos. Além disso, o câmpus conta com uma casa de vegetação, área experimental e quatro veículos, sendo duas caminhonetes, um veículo sedan e um micro-ônibus, para viagens e visitas técnicas.

Os laboratórios do Câmpus Urupema possuem equipamentos e materiais necessários para realização de aulas práticas nas diversas componentes curriculares, com destaque para os laboratórios de:

  • Casa de Vegetação
  • Análise de Alimentos e Bebidas
  • Análise Sensorial
  • Ensino Geral
  • Frutas e Hortaliças
  • Gastronomia
  • Informática
  • Microbiologia
  • Microvinificação

Matriz Curricular

Consulte as disciplinas do curso

Projeto pedagógico do curso

Consulte o projeto pedagógico do curso

Resolução de aprovação da oferta do curso

Consulte a resolução de aprovação da oferta do curso

Projetos de Pesquisa e Extensão

O Câmpus Urupema realiza diversos projetos de pesquisa científica e tecnológica, bem como atividades de extensão, buscando o desenvolvimento e a difusão de soluções inovadoras que atendam as demandas da região da Serra Catarinense.

Quanto aos projetos de pesquisa científica e tecnológica o IFSC Câmpus Urupema atua principalmente nos eixos de Recursos Naturais e Tecnologia de Alimentos e suas pesquisas estão relacionadas às áreas de Ciências Agrárias, Agronomia, Ciências Exatas e da Terra, Ciência e Tecnologia de Bebidas, Ciências Biológicas, Microbiologia e Ciência da Computação. Destaca-se a participação dos docentes do Curso Superior de Tecnologia em Viticultura e Enologia nos seguintes grupos de pesquisa:

- Inovação e desenvolvimento de alimentos e bebidas na região serrana de SC

Cadastrado no CNPq e certificado pela instituição sob a denominação foi formado em 2016 e atua, desde então, nas linhas de pesquisa Agroecologia, Agrobiodiversidade e Segurança Alimentar, Processamento de frutas e hortaliças, Pós-colheita de frutas e Tecnologia de Bebidas.

- Microbiologia aplicada no desenvolvimento de sistemas e processos biotecnológicos

Cadastrado no CNPq e certificado pela instituição sob a denominação foi formado em 2016, o grupo tem por objetivo desenvolver tecnologias, produtos e/ou processos, de base microbiológica, que venham a contribuir com o aumento da produtividade e renda no setor rural e industrial da região serrana de Santa Catariana.

Dentre as atividades de extensão o Câmpus Urupema repassa práticas de pesquisa em viticultura e enologia para a comunidade da Serra Catarinense, que estão iniciando o desenvolvimento rural da atividade de vitivinicultura, que se apresenta como uma alternativa emergente para a fruticultura de clima temperado. Dentre as atividades de extensão podemos destacar a realização de cursos de curta duração para produtores e ainda a realização anual do Seminário de Enologia e Turismo.

O IFSC ainda incentiva a participação em eventos científicos pelo País e exterior, possibilitando assim, a difusão dos conhecimentos gerados em projetos no decorrer do curso. Anualmente acontecem a “Semana Nacional de Ciência e Tecnologia” e o “Seminário de Ensino, Pesquisa Extensão e Inovação do IFSC” proporcionando a todos os discentes, docentes e pesquisadores exporem os trabalhos desenvolvidos.

Certificação

Tecnólogo(a) em Viticultura e Enologia.

Contato

Coordenador: Jailson de Jesus
E-mail: enologia.urp@ifsc.edu.br
Telefone: (049) 3236-3117
Endereço: IFSC Câmpus Urupema
Rua do Conhecimento, s/n, Centro, Urupema - SC, CEP 88625-000
Fone: (49) 3236-3100
Site: www.ifsc.edu.br/web/campus-urupema

Corpo Docente

O corpo docente do Curso Superior de Tecnologia em Viticultura e Enologia possui elevada qualificação, sendo formado principalmente por mestres e doutores com experiência no ensino superior:

Mais informações sobre Corpo docente e Grade

Página atualizada em: 02/02/2023

Outros câmpus que ofertam o curso

Voltar ao Topo