Hotelaria

O planejamento e a operacionalização de espaços, equipes e atividades nos diversos departamentos de hotéis, resorts, flats, spas, estâncias e complexos turísticos são as atividades do tecnólogo em Hotelaria. Ele coordena desde serviços de limpeza, arrumação e ornamentação de diversos ambientes, até aspectos de gerenciamento, como contratação, orientação e supervisão de funcionários, organização da infraestrutura e instalações do estabelecimento. Pode ainda auxiliar na montagem de novos empreendimentos hoteleiros, definindo planos de marketing e estabelecendo relações com empresários e autoridades locais.

 

Mercado de trabalho

  • Hotéis, pousadas e resorts
  • Cruzeiros marítimos, fluviais e empresas ferroviárias
  • Instituições e núcleos de ensino e pesquisa, público ou privados
  • Empresas de assessoria e/ou consultoria técnica
  • Meios de comunicação especializados no segmento de hotelaria e alimentos e bebidas

Pré-Requisitos

Para ingressar no Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria, o aluno deve ter o Ensino Médio completo.


Como entrar nesse curso?

Câmpus Florianópolis-Continente

Informações

  • Número de Vagas

    40

  • Carga Horária

    2000 horas/aula

  • Turno

    Matutino

  • Duração

    6 semestres

Infraestrutura

O Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria utilizará os laboratórios instalados no câmpus e em outros locais para o desenvolvimento de aulas práticas. Os laboratórios especializados possuem normas de funcionamento, especialmente para utilização e segurança atendendo aos aspectos de adequação à estrutura curricular implantada, com disponibilidade de produtos, equipamentos e insumos para as aulas. O Laboratório de Hotelaria funciona por meio da contratação pessoa jurídica para a locação de espaço físico para realização das aulas práticas no Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria do Câmpus Florianópolis-Continente do IFSC. As aulas realizadas em hotéis em operação proporcionam o desenvolvimento de competências que visam atingir a qualificação necessária do sujeito para o seu exercício profissional. 

Matriz Curricular

Consulte as disciplinas do curso

Projeto pedagógico do curso

Consulte o projeto pedagógico do curso

Projetos de Pesquisa e Extensão

A articulação do ensino com a pesquisa e a extensão, no curso Superior de Tecnologia em Hotelaria se dá em especial, por meio de trabalhos inter e multidisciplinares que possibilitem a integração dos componentes curriculares do curso, pois envolvem a participação do corpo docente, discente e em vários momentos com a comunidade externa. Estas atividades realizadas são relacionadas à pesquisa e à extensão, já que possibilitam desenvolver a integração entre a teoria e a prática por meio da organização e/ou participação em eventos que envolvam o curso e a comunidade externa ou ainda, pelo desenvolvimento de trabalhos de pesquisas orientadas pelos docentes do curso.

Certificação

Ao final da conclusão da Unidade Curricular de Segurança dos Alimentos, oferecida na 2ª fase, os alunos poderão requerer um “Certificado de Participação em Treinamento de Manipulador de Alimentos”, a partir das seguintes condições: ter frequência mínima de 75% e conceito de aprovação na Unidade Curricular Segurança dos Alimentos.

No término do curso, os alunos receberão o diploma de Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria.

Contato

Coordenador: Léo Serpa
E-mail: hotelaria.tecnol.cte@ifsc.edu.br
Telefone: (48) 3877-8430 (WhatsApp da Coordenação)

 

Endereço:

IFSC Câmpus Florianópolis-Continente
Rua 14 de Julho, 150, Coqueiros, Florianópolis - SC, CEP 88075-010
Fone: (48) 3877-8400 / 3877-8415 / 3877-8430
Site: continente.ifsc.edu.br

 

Página atualizada em: 02/02/2023

Outros câmpus que ofertam o curso

Voltar ao Topo