Gestão de Riscos

A implementação da gestão de riscos no IFSC faz parte do Planejamento Estratégico Institucional 2020-2024, onde em seu objetivo estratégico P9 - Consolidar uma governança institucional há uma iniciativa estratégica P902 - Estruturar o processo de gestão estratégica baseada em indicadores e riscos.

 

Além disso, visa atender os seguintes normativos externos: 

Ao iniciar os estudos para implementação da gestão de riscos, observou-se sua estreita relação com outros temas que a instituição também precisa aprimorar, dentre os quais estão a gestão da integridade e os controles internos da gestão.

 

Fonte: Manual de Gestão de Riscos do IFSC

 

Verificou-se que a gestão da integridade, riscos e controles internos da gestão constituem um conjunto de iniciativas articuladas para gerar valor público, atuando de forma coordenada para garantir o alcance dos objetivos institucionais, tratando adequadamente as incertezas e promovendo o comportamento íntegro. Esses 3 elementos fazem parte da boa governança pública. 

Com essa ótica, foi construída o modelo integrado para a gestão de riscos e controles internos da gestão. 

 

  Fonte: Manual de Gestão de Riscos do IFSC

Esse modelo é composto pelos seguintes instrumentos:

  • Política de GIRC - Política de Governança, Integridade, Riscos e Controles Internos da Gestão (GIRC) - apresenta os princípios, objetivos, funções e instrumentos de base para implementação da gestão de riscos e controles internos da gestão, bem como, o Sistema de Governança e Gestão - geral e dos Câmpus.     
  • Plano Anual de Priorização de Processos 2021 - apresenta o cronograma, o critério e os processos priorizados para 2021.
   
  • Metodologia e solução tecnológica - são expressas nos manuais:
  • Manual de Gestão de Riscos do IFSC - apresenta uma metodologia detalhada de Gerenciamento de Riscos e Controles Internos da Gestão do IFSC, da qual faz parte a gestão de riscos à integridade. Aprovado pelo Comitê de GIRC em 12/07/2021.
  • Manual de utilização do Sistema Ágatha no IFSC - orienta a utilização do sistema em conformidade com as regras definidas na Política de Governança, Integridade, Riscos e Controles Internos da Gestão (PGIRC) do IFSC e na metodologia aplicada no Manual de Gestão de Riscos do IFSC . Aprovado pelo Comitê de GIRC em 12/07/2021.
 
  • Instâncias de Supervisão - têm como função apoiar o Reitor e os diversos níveis hierárquicos do IFSC no objetivo de integrar as atividades de Gestão de GIRC nos processos e projetos institucionais.
  • Gestores de Riscos - Instrução Normativa nº 18/2021 atribui o papel de gestor de riscos aos gestores responsáveis.
  • Comitê de GIRC - Resolução Consup nº 08/2021 cria o Comitê de Governança, Integridade, Riscos e Controles Internos da Gestão - Comitê de GIRC e Resolução Consup nº 11/2021 inclui uma obrigação no Regulamento Interno do Colégio de Dirigentes. Minutagem da apreciação da Resolução Consup nº 11 de 26/03/2021 na gravação da reunião do Consup: 02:31 - 02:51. Resolução Consup nº 45, de 22 de agosto de 2022 - Revoga a Resolução CONSUP nº11/2021. Após amplo estudo, otimizar a dinâmica institucional, sem sobrecarregar estruturas, funções e pessoas, elaborou-se a proposta do Colégio de Dirigentes da instituição, dada a sua composição e o caráter permanente, assumir as atribuições dos Comitês decorrentes das legislações (IN Conjunta n ° 01 / 2016 e Decreto nº 9.203 / 2017), apoiado pela Câmara Temática e assessorado pelas áreas técnicas: Assessoria Técnica, Unidade de Gestão da Integridade (UGI), Coordenadoria de Processos e Riscos e Auditoria Interna.

 

 

Contato

Qualquer dúvida ou informação adicional, estamos à disposição!

 

Sobre Gestão de Riscos

Coordenadoria de Processos e Riscos

cproc@ifsc.edu.br

(48) 3877-9003

 

Sobre Controles Internos da Gestão

Auditoria Interna

auditoria@ifsc.edu.br

(49) 3313-1263

 

Sobre Integridade

Pró-reitor de Desenvolvimento Institucional

Jesue Graciliano da Silva

assessoria.prodin@ifsc.edu.br

(48) 3877-9045

Voltar ao Topo