Oportunidades do Câmpus

Chamada LABSMART

CHAMADA 01/2022/IFSC-FPOLIS/LABSMART - SELEÇÃO DE BOLSISTA DE PARA PROJETOS DE EXTENSÃO E DE PESQUISA

Processo de seleção simplificada de discentes visando à participação como bolsistas de extensão,
de pesquisa e voluntários a partir de 09 de janeiro de 2023.

A presente Chamada tem por objeto a seleção de acadêmicos que receberão bolsa para atuar junto aos projetos de extensão intitulados “Convênio ECV–PRFP-004/2021 – Projeto Energias Renováveis e  Eficiência Energética, na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EnergIF) do Ministério da Educação (MEC), TRABALHO 2 – Implantação de um Portal de Gerenciamento Energético (PGEN), envolvendo sistema de banco de Dados, Plataforma WEB e sistema eletrônicos de leitura de dados de unidades da rede EPCT” e “Projeto smartIFSC - Programa de Auxílio e Diagnóstico para Economia de Energia no IFSC Câmpus Florianópolis e em outras edificações públicas” (PJ096-2022), além do Programa labsmart de Discentes Voluntários.

Link para o Edital

Resultado da Etapa 1 - publicado em 15/12/2022

Resultado da Etapa 2 - publicado em 21/12/2022

Resultado final - publicado em 23/11/2022

Chamada Interna para Compor o Grupo PET Mecatrônica

O objeto do presente edital é selecionar alunos para compor o Grupo PET Mecatrônica do IFSC Câmpus Florianópolis.

 

CHAMADA INTERNA 02/2022/GRUPOPETMECATRONICA

Chamada Interna para Bolsistas de apoio à SNCT 2022 do Câmpus Florianópolis

O objeto do presente edital é selecionar, no âmbito das atividades da SNCT 2022, 06 (seis) bolsistas para execução do projeto PJ184-2022 da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2022 do IFSC Câmpus Florianópolis.

O plano de trabalho dos bolsistas será executado nos meses de setembro, outubro e novembro de 2022.

 

CHAMADA INTERNA 04/2022/DPPE

 

As​ inscrições serão realizadas por preenchimento e envio de formulário eletrônico disponível no endereço https://forms.gle/y5KMFPPSVpJ2sgUu5 e estarão abertas até o dia 31 de agosto de 2022.

 

Chamada Interna 03/2022/DPPE/Câmpus Florianópolis - Seleção de bolsistas para o projeto IFSC360

São três vagas para bolsitas em diferentes áreas de atuação.

Chamada aberta até dia 20 de maio de 2022.

Chamada interna

Erasmus Blended Intensive Program

Estão abertas inscrições para o Erasmus+ Blended Intensive Programme (BIP), a ser realizado pelo IPBeja em parceria com Erasmus. Seu tema será Multi-Spectral Imaging and System Analysis: tools for smart water management, Sentinel-2 MSI for water quality assessment. Trata-se de um programa de treinamento e aprendizado a estudantes que estejam inseridos em estudos sobre água, em quaisquer cursos relacionados ao tema, para que possam aprender a usar Imagens multiespectrais (MSI) de satélites Sentinel-2 para produzir mapas no Sentinel-Hub. 
Podem se inscrever alunos das áreas correlatas que estejam quase acabando sua graduação ou que já estejam na pós/mestrado. O programa acontecerá do dia 3 de fevereiro a 11 de março de 2022, e as primeiras três semanas deste período se darão em aulas e treinamentos presenciais, na cidade de Beja, Portugal.  A acomodação será provida aos participantes durante este período. Todo o curso será ministrado em inglês.
O prazo para inscrição é no dia 30 de novembro. Interessados deverão enviar e-mail ao endereço a.pouw@aeres.nl, do professor Annet Pouw, até a data referida. Dúvidas sobre o programa e inscrições podem ser encaminhadas aos endereços gri@ipbeja.pt e cristina.palma@ipbeja.pt, do Escritório das Relações Internacionais do IPBeja. Relatos e notícias sobre edições passadas do programa podem ser encontrados aqui e aqui

Bolsas de estudos - Fulbright

A Fulbright tem por objetivo apresentar os pesquisadores brasileiros ao meio acadêmico americano, sempre tentando estabelecer uma via de cooperação internacional. A fundação considera a perspectiva de possível cooperação institucional que promova internacionalização das instituições brasileiras. A organização oferece diversas bolsas de pesquisa e ensino a profissionais brasileiros. Os projetos de pesquisa envolvem as áreas da graduação, mestrado, doutorado, pós e cursos profissionalizantes para o corpo docente e discente.

Confira os editais abertos aqui:

Para as demais bolsas, previstas para publicação em 2022, confira aqui

Future Learn

Future Learn oferece cursos gratuitos e 100% on-line de curta duração com foco nos seguintes temas:

Business & Innovation
Education, Arts & Social Sciences
Science, Technology, Engineering & Math (STEM)
Environment & Sustainability

Mitacs Globalink Research Internship (GRI)

Em referência à oportunidade que compartilhamos anteriormente, recebemos relatos de que o IFSC não consta na lista de instituições disponíveis no formulário de inscrição. Levamos a questão à UQTR/Canadá, a qual informou que, infelizmente, eles se enganaram ao compartilhar a ação conosco. Para este edital, a Mitacs fechou acordo apenas com a Fundação Araucária (Paraná), o que deixou as instituições de Santa Catarina de fora do programa. Contudo, em breve uma nova oferta da UQTR será comunicada e abrangerá um maior número de instituições elegíveis. Tão logo tenhamos mais informações, compartilharemos aqui.

Live de apresentação da parceria

Lançamento parceria Digital Innovation One e IFSC:

A plataforma DIO disponibiliza cursos na area da tecnologia para que você APRENDA E PRATIQUE GRATUITAMENTE.

O lançamento oficial para toda a comunidade acadêmica do IFSC foi realizado no dia 23 de junho por meio de uma live no YouTube com a presença de professores do Campus Florianópolis e de representantes da DIO. 

Na live, explicamos como você pode se inscrever gratuitamente e acessar a plataforma, que conta com mais de 1.563 horas de formação em diversos cursos, projetos práticos e desafios de código, além de programas de contratação de 13 grandes empresas que selecionam o seus talentos utilizando a plataforma. 

Os alunos interessados podem acompanhar a transmissão aqui!

Lançamento da parceria DIO + IFSC

 

Oportunidades

Experiências para complementar a sua vida acadêmica

Além de participar das aulas, o IFSC possibilita que os alunos enriqueçam a sua vivência escolar e o seu currículo por meio de projetos de ensino, pesquisa e extensão. Dentro e fora da instituição, também é possível encontrar formas de colocar em prática o conhecimento adquirido em sala.

Confira também as oportunidades locais no site do seu câmpus

Estágio e Emprego

Os estágios concedem experiência no mercado de trabalho aos estudantes de todos os cursos, ampliando seus conhecimentos e contribuindo para sua formação. Após concluir o curso, sua qualificação pode lhe garantir uma boa colocação profissional.

Pesquisa e Extensão

Além de participar das aulas, você pode ampliar ainda mais o seu conhecimento por meio de projetos de extensão, que envolvem a comunidade, e de pesquisa, aprofundando seus estudos. O IFSC oferece diversas bolsas e oportunidades para os alunos se dedicarem a essas atividades.

Desafio IFSC de Ideias Inovadoras

O Desafio IFSC de Ideias Inovadoras é uma competição de caráter educacional voltada ao empreendedorismo e à inovação tecnológica, com o objetivo de estimular a cultura do empreendedorismo no IFSC, preparando os alunos para os desafios do mercado e para perceber e aproveitar as oportunidades de negócios inovadores. As melhores ideias recebem apoio financeiro para serem colocadas em prática!

Apoio a eventos

Sabemos como a participação em eventos extracurriculares é importante na formação dos estudantes. Por isso, por meio de um edital anual, com chamadas mensais, oferecemos auxílio financeiro para pagamento de passagens, inscrição, hospedagem e alimentação. A ajuda de custo pode ser dada para a participação em eventos acadêmicos, esportivos e/ou culturais de âmbito estadual, regional, nacional e internacional.

Pibid e Residência Pedagógica

O Programa Institucional de Bolsas de Incentivo à Docência (Pibid) e o Programa de Residência Pedagógica são programas da Capes que contribuem para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica, concedendo recursos financeiros para desenvolvimento de projetos e bolsas a alunos de licenciatura.

Programa de Educação Tutorial (PET)

O Programa de Educação Tutorial (PET) é desenvolvido por grupos de estudantes de graduação, com tutoria de um docente. Os participantes são selecionados via edital e recebem bolsa auxílio enquanto participam do programa. No IFSC, o PET é ofertado por cursos do Câmpus Florianópolis.

Empresa Júnior

A Empresa Júnior é uma sociedade civil sem fins lucrativos, formada por alunos de curso superior, sob a orientação de professores.

Intercâmbio Estudantil

Alunos do IFSC têm a oportunidade de participar de editais de seleção para estudar em outro país através de programas de intercâmbio com instituições de ensino estrangeiras.

Oportunidades externas

Confira oportunidades em outras instituições e empresas que podem ser interessantes para alunos do IFSC.

Editais encerrados

Confira editais antigos e que já encerraram as inscrições.