Servidores e alunos organizam observação de eclipse lunar

Quem quiser observar um eclipse lunar por meio de um telescópio vai ter a oportunidade na terça-feira, dia 15, em duas ações organizadas por professores e alunos do IFSC, uma em São José, na Grande Florianópolis, e outra em Araranguá, no Sul do Estado. Em São José, a sessão de observação astronômica ocorre entre a 1h30 e as 6h (madrugada de segunda para terça), na Avenida Beira-mar do município. Em Araranguá, a concentração será no próprio câmpus do IFSC (Avenida 15 de Novembro, 61, Aeroporto), a partir das 3h (o câmpus ficará aberto desde a 1h). Os eventos são gratuitos e abertos à comunidade.

A concentração do grupo de São José vai ser no estacionamento em frente à cancha de bocha Beira-mar josefense. Organizador da sessão de observação junto com seu irmão Maurício (também físico), o professor de física Marcelo Girardi Schappo, do Câmpus São José do IFSC, explica que eclipses lunares não são tão raros e podem até ser observados a olho nu. “Não existe uma frequência média, mas é difícil haver um ano em que não haja eclipse lunar”, comenta.

Os eclipses lunares ocorrem quando a Lua passa pelas zonas de sombra ou de penumbra causadas pela Terra. Isso acontece quando a Terra, a Lua e o Sol ficam alinhados, com o nosso planeta no meio, bloqueando a passagem dos raios solares. O eclipse lunar parcial ocorre quando a Lua passa somente pela zona de penumbra provocada pelo posicionamento da Terra, e o eclipse total – como o que vai ocorrer na próxima terça – acontece quando a Lua passa pela zona de sombra causada pelo posicionamento da Terra.

Durante o eclipse, a Lua não fica totalmente obscura, mas adquire uma cor avermelhada. “Esse efeito é causado pela própria atmosfera terrestre. É um dos fenômenos mais bonitos de se assistir”, comenta o professor Felipe Damasio, do Câmpus Araranguá, um dos coordenadores do Clube de Astronomia de Araranguá (CA²), formado por servidores e alunos do IFSC, que vai organizar a sessão de observação astronômica na cidade do Sul do Estado.

(na imagem ao lado, um eclipse lunar total observado a partir de Dar Es Salaam, na Tanzânia. Foto de Muhammad Mahdi Karim).

Embora o fenômeno seja visível a olho nu, a observação com telescópio permite ver mais detalhes como nuances do relevo lunar e as crateras lunares. Segundo Marcelo Schappo, mesmo uma pessoa leiga em astronomia consegue identificar esses detalhes pelo telescópio. “É isso que encanta as pessoas”, diz o professor do IFSC.

Em São José, o tempo que cada pessoa terá para observar o fenômeno pelo telescópio dependerá da quantidade de presentes à observação. Quem tiver telescópio próprio, pode levá-lo e juntar-se ao grupo. A sessão só será suspensa se chover a madrugada inteira. Se chover apenas esporadicamente, o evento está mantido.

Já em Araranguá, haverá três telescópios disponibilizados pelo Clube de Astronomia, um deles construído por estudantes do câmpus (licenciatura em Física e técnico em Eletromecânica), e os membros do CA² também levarão seus equipamentos. Para ingressar no câmpus, é necessário levar documento de identidade e menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável. A Polícia Militar vai estar presente para dar suporte à segurança do evento. A observação só será cancelada em caso de chuva.

Transmissão ao vivo

Quem não puder ir a nenhum dos eventos, tem a oportunidade de assistir ao eclipse, como se estivesse olhando por um telescópio, via internet. O Clube de Astronomia de Araranguá vai disponibilizar no YouTube (

) transmissão ao vivo de imagens do eclipse lunar captadas por uma câmera acoplada a um telescópio. “Os membros do CA² desenvolveram uma técnica de transmissão online com a câmera HD do próprio campus. Essa técnica de transmissão contou com o apoio e suporte dos membros de TI de nosso campus”, afirma Felipe Damasio.

Mais informações sobre a observação em São José podem ser obtidas com Marcelo Girardi Schappo, pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. , e em Araranguá pela fanpage do CA² no Facebook (www.facebook.com/clubedeastronomiadeararangua).

Evento: Observação Astronômica do IFSC - Eclipse Lunar Total (Araranguá)

Data: 15 de abril, terça-feira, às 3h (o câmpus abrirá à 1h)

Local: Câmpus Araranguá do IFSC (Avenida XV de Novembro, 61, Aeroporto)

Participantes: Comunidade em geral