Centro de Referência em Formação e EaD

A educação a distância e formação de formadores no IFSC

O Centro de Referência em Formação e Educação a Distância (Cerfead) é uma diretoria vinculada à Pró-reitoria de Ensino que atua na implementação e consolidação das políticas de Formação e de Educação a Distância no IFSC.

Seus objetivos são:

  • Qualificar os servidores do IFSC para o exercício de suas atividades conforme as finalidades previstas na lei de criação dos Institutos Federais;
  • Contribuir com a ampliação e consolidação da oferta formativa dos campus do IFSC por meio da EaD;
  • Promover a reflexão sobre a construção da identidade e saberes docente do IFSC.

Veja os endereços dos Polos de Apoio Presencial do IFSC

Veja aqui algumas informações importantes sobre as mudanças ocorridas no Cerfead

Em setembro de 2021 foi editada a Portaria MEC 713/2021 que estabeleceu as estruturas administrativas aplicáveis a cada Instituto Federal, impossibilitando o CERFEAD manter cursos e docentes diretamente vinculados, por se tratar de um órgão da Reitoria do IFSC.

Após um longo processo de discussão sobre as possíveis alternativas, o Presidente do Conselho Superior do IFSC emitiu a Resolução CONSUP 31/2022, criando o Departamento Acadêmico de Desenvolvimento Educacional (DADE) vinculado ao campus Florianópolis, alocando as ofertas educativas, o quadro docente e técnico administrativo a essa nova unidade organizacional.

O Cerfead continuará existindo?

Sim. O Cerfead continua ligado a Pró-reitoria de Ensino do IFSC, com uma nova estrutura, atuando na implementação e consolidação das políticas de Formação e de Educação a Distância no IFSC, mas sem a oferta de cursos.

Onde o Cerfead está funcionando?

O Cerfead está funcionando na Reitoria do IFSC, situada a Rua 14 de julho, 150 - Coqueiros, Florianópolis - SC. O seu novo telefone é (48) 3877-9076, com atendimento presencial de segunda a sexta-feira das 08h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00.

E os cursos ofertados pelo Cerfead continuam existindo?

Sim. A premissa básica para as alterações implementadas foi que todos os alunos matriculados nas ofertas existentes até então no Cerfead continuarão os seus cursos vinculados ao campus Florianópolis, na mesma plataforma educacional, com a mesma metodologia e corpo docente, tendo assegurados todos os seus direitos e a respectiva diplomação. 

Vão ocorrer novas ofertas de curso na modalidade Educação a Distância?

Sim. Coerente com a sua missão de incluir e formar cidadãos, por meio da educação profissional, científica e tecnológica, o IFSC vai continuar ofertando, ampliando e diversificando seus cursos na modalidade EaD em todos os seus 22 campus, atendendo a todos aqueles que por diferentes razões não são contemplados na modalidade presencial.

Como vão ocorrer a emissão dos certificados e diplomas?

Os certificados e diplomas vão continuar a serem emitidos normalmente pelo IFSC, uma das melhores instituições de educação em Santa Catarina e do Brasil a mais de 100 anos, com a mesma validade legal e reconhecimento pelo MEC.

Como faço para entrar em contato com a Coordenação dos cursos que eram ofertados pelo Cerfead?

Os contatos com os Coordenadores de Curso continuam a serem feitos via a plataforma Moodle ou através dos e-mails institucionais.

Especialização em Docência para a Educação Profissional
e-mail: posdocenciaep.cerfead@ifsc.edu.br

Especialização em Gestão Pública para a Educação Profissional e Tecnológica
e-mail: posgestaoept.cerfead@ifsc.edu.br

Especialização em Tecnologias para Educação Profissional
e-mail: postedpro.cerfead@ifsc.edu.br

Como faço para entrar em contato com o novo Departamento Acadêmico de Desenvolvimento Educacional (DADE)?

O Chefe do Departamento Acadêmico de Desenvolvimento Educacional do campus Florianópolis, que abriga as ofertas que existiam no Cerfead é o prof. Juliano Lucas Gonçalves, M.Sc.

Chefia do Departamento DADE
e-mail: dade.fln@ifsc.edu.br

Como faço para solucionar alguma questão relacionada a minha situação acadêmica ou solicitar um certificado ou diploma de curso? 

As demandas administrativas relacionadas aos cursos que eram ofertados pelo Cerfead devem ser direcionadas ao Registro Acadêmico do novo Departamento Acadêmico de Desenvolvimento Educacional (DADE).

Registro acadêmico DADE
e-mail: ra.cerfead@ifsc.edu.br

Quais são os cursos ofertados pelo IFSC na modalidade Educação a Distância?

Os câmpus do IFSC oferecem cursos de educação profissional técnica de nível médio e pós-médio, graduação, pós-graduação e qualificação profissional na modalidade Educação a Distância em vários municípios de Santa Catarina.  Para conhecer todas as ofertas consulte o Portal de Cursos do IFSC no endereço: www.ifsc.edu.br/ead 

Ainda tenho uma dúvida. Com quem posso falar?

Fale diretamente com a Direção do Cerfead pelo e-mail direcao.cerfead@ifsc.edu.br