Assistência Estudantil Principal

Assistência Estudantil

Veja como funcionam as ações da Assistência Estudantil

Com o objetivo de garantir condições de acesso e permanência com êxito dos estudantes no percurso formativo, o IFSC disponibiliza aos seus estudantes a assistência estudantil. São organizadas diversas ações, por meio das quais os estudantes têm acesso a atividades desportivas, apoio à participação em eventos, auxílio financeiro para pagar despesas como alimentação, moradia, material escolar e transporte entre casa e escola, dentre outras.

Em caso de dúvidas, entre em contato com os setores de atendimento ao estudante em seu câmpus.

 

PROCESSO DE REVISÃO DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL 2022/2024.

A partir do segundo semetre de 2022 o IFSC deu início ao processo de revisão da assistência estudantil com previsão de conclusão em 2024. Acompanhe e participe das discussões!

Acompanhe o processo de Revisão da Política de Assistência Estudantil do IFSC

 

 

Índice de Vulnerabilidade Social (IVS)

O Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) é um índice que caracteriza a situação de vulnerabilidade social, calculado com base na renda e em agravantes sociais, e que pode ser usado como critério de acesso exclusivo ou associado em programas de assistência estudantil e/ou editais destinados aos estudantes do IFSC.

No momento o IVS está sendo calculado somente com base na renda per capita que poderá ser obtida por meio do Cadastro Único para programas sociais ou por meio de solicitação de análise de renda ao IFSC. O estudante deverá solicitar o  Cadúnico no Centro de Referência de Assistência Social - CRAS do seu município de residência. O Estudante que optar por solicitar análise de renda per capita ao IFSC, deverá entregar os documentos comprobatórios conforme estabelecido no Edital vigente. 

Conheça o PAEVS

O Programa de Atendimento ao Estudante em Vulnerabilidade Social (PAEVS) disponibiliza auxílio financeiro para contribuir no atendimento às necessidades de estudante em vulnerabilidade social, visando a sua permanência e êxito acadêmico.

Apoio a eventos

O IFSC oferece auxílio a estudantes para participação em eventos acadêmicos (com ou sem apresentação de trabalhos), esportivos e culturais por meio da concessão de apoio financeiro para pagamento de passagens, inscrição, hospedagem e alimentação.

Alimentação Estudantil

Durante o período de distanciamento social decorrente da pandemia de Covid-19, o IFSC está distribuindo gêneros alimentícios na forma de kits/cestas aos estudantes, pais ou responsáveis durante o período de suspensão das aulas presenciais. Para tanto, o estudante deverá entrar em contato com os representantes e membros das Comissões do seu respectivo Câmpus.

Auxílio-Moradia

Para proporcionar melhores condições para a permanência e êxito dos seus estudantes, o IFSC oferece um auxílio-moradia para custear parcialmente os gastos com aluguel ou outros custos com moradia fora da sede familiar. Se você precisa desta ajuda, leia o edital e faça a sua inscrição.

Ações Inclusivas

Acompanhe as ações o IFSC para promover a ampliação de práticas pedagógicas que valorizem a diversidade e as diferenças na sala de aula.

Voltar ao Top

Voltar ao Topo